Estão abertas as inscrições no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) para a 1ª fase de provas e exames nacionais. Segundo comunicado divulgado, esta segunda-feira, pela direção do AEOH, as inscrições para a 1ª fase decorrem de 24 de março a 15 de abril. Para a 2ª fase, as inscrições abrem a 2 de agosto e decorrem até 6 de agosto.
Ainda de acordo com o AEOH, “as inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário são efetuadas através da plataforma PIEPE”, disponível https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login. O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, é o único responsável pelos dados introduzidos no processo de inscrição.
Os alunos sem processo individual na escola de inscrição, incluindo os alunos fora da escolaridade obrigatória e que não se encontrem a frequentar qualquer escola, devem submeter, no ato da inscrição, os seguintes documentos: cópia do cartão de cidadão ou documento de identificação que o substitua e cópia do documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente. Após a submissão da inscrição na plataforma PIEPE, os serviços de administração escolar procedem à validação das inscrições até quatro dias úteis após o fim do prazo.
No processo de inscrição, pode a escola, a qualquer momento, solicitar os originais dos documentos apresentados para verificação da sua autenticidade ou das declarações prestadas.
O prazo de retificação das inscrições efetuadas através da plataforma, quando solicitada pela escola, é de dois dias úteis após o pedido.
Nas situações em que haja lugar a pagamento, a escola, quando validar a inscrição, irá pedir a regularização desse pagamento e só depois a inscrição fica efetiva. O pagamento poderá ser feito presencialmente nos serviços administrativos ou por transferência bancária, enviando o comprovativo devidamente identificado com nome e turma para o email tesouraria@aeoh.pt.
Para a candidatura ao ensino superior, os alunos que não pretendam realizar exames no presente ano letivo têm que proceder, obrigatoriamente, à inscrição na PIEPE, para efeitos da emissão de Ficha ENER 2021, não havendo lugar ao pagamento da propina de inscrição. Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura online da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.
A direção do Agrupamento adianta ainda que “os documentos e informação detalhada serão disponibilizados no site da escola e nas redes sociais da escola”.