Site icon Rádio Boa Nova

AEOH desenvolve projeto “Salvar as Abelhas”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEIH) está a desenvolver, no presente ano letivo, o projeto “Salvar as Abelhas”, que passa pela adoção de medidas para contribuir para um mundo onde os polinizadores possam sobreviver e prosperar.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o AEOH adianta que “as atividades já realizadas permitem aos alunos conhecer melhor estes polinizadores e a importância que têm para a preservação da biodiversidade, manutenção dos ecossistemas e para a segurança alimentar mundial”.

O AEOH alerta que “as abelhas estão cada vez mais ameaçadas de extinção”. “A agricultura intensiva, o corte frequente de prados, o uso de pesticidas na agricultura, a destruição de habitats, por crescimento de zonas urbanas e incêndios, a falta de locais de abrigo e as espécies invasoras, como a vespa velutina (vespa asiática), são algumas das principais causas desta situação”, acrescenta.

Nesse sentido, o AEOH decidiu adotar medidas para contribuir para um mundo onde os polinizadores possam sobreviver e prosperar. Foram construídos hotéis para insetos polinizadores, requalificados espaços verdes e jardins com plantas autóctones (rosmaninho) e realizados workshops para construção de seed bombs e vasinhos ecológicos. Foram também promovidas sessões de formação, com apicultores, que permitiram conhecer e perceber as diferenças entre abelhas e vespas velutinas e reconhecer o perigo que estas representam para as abelhas.

Para o dia 20 de maio – Dia da Abelha – está prevista a realização de uma exposição que permita sensibilizar a comunidade para a importância destes insetos e prestar esclarecimentos sobre as espécies invasoras, com destaque para a vespa velutina.

Nesse dia serão ainda colocadas mais armadilhas nas escolas, e outras serão distribuídas pela comunidade. Prevê-se também a suspensão do corte da relva e de vegetação espontânea em alguns canteiros da escola, onde serão colocadas placas com a informação: “AEOH amigo do ambiente – não estamos a cortar a relva para promover a polinização”.

“Todos juntos, iremos conseguir salvar as abelhas e outros polinizadores”, conclui a nota do AEOH.

Exit mobile version