O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) dispõe, agora, de quatro desfibrilhadores. Para a direção, “dotar o AEOH com este equipamento é um passo extremamente importante”.
Segundo Carlos Carvalheira, o material médico, adquirido com o apoio do Crédito Agrícola, encontra-se na escola sede e nas escolas da Cordinha, da Ponte das Três Entradas e de Lagares da Beira. O objetivo “é adquirir ainda mais quatro nos próximos meses para colocar nos pavilhões desportivos de cada escola”.
“Espero que nunca sejam utilizados”, desejou Carlos Carvalheira, adiantando que o mesmo pode e deve ser utilizado para ajudar a comunidade educativa, sejam professores, alunos ou funcionários.
O responsável acredita que ainda há um longo caminho a percorrer em Portugal no que diz respeito à colocação deste equipamento médico no espaço público. “Estamos um pouco atrasados. Pela Europa fora, há desfibrilhadores pelos espaços públicos”, justificou.
De acordo com o diretor, neste momento são 32 as pessoas, entre professores e assistentes operacionais, que têm formação pela Femédica e que, assim, estão capacitadas para recorrer aos desfibrilhadores. Mas o objetivo é, “gradualmente, dotar mais profissionais desta formação” que, naturalmente, é paga individualmente. “Que continuemos nesta onda de modernidade. Estamos na linha da frente”, afirmou Carlos Carvalheira.
Na ocasião, Alexandra Garcia, que integra o projeto Promoção e Educação para a Saúde, realçou a importância de os estabelecimentos escolares possuírem este tipo de equipamentos que são capazes de salvar vidas. “Cada minuto conta”, afirmou a enfermeira, elogiando o papel da escola que tem “permitido a formação em suporte básico de vida”.
Nuno Ribeiro, vereador que divide o pelouro da Saúde com o presidente do Município, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas que “tem procurado dar as melhores condições à comunidade educativa”. De acordo com o vereador, a autarquia também tem apostado na colocação de desfibrilhadores em espaços desportivos como é o caso das piscinas e do pavilhão municipal. Também o estádio municipal, através do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, é dotado de um equipamento.