Site icon Rádio Boa Nova

AEOH: Centro Qualifica ensina Português a mais de uma centena de cidadãos estrangeiros

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) entregou, ontem, os certificados de Português – Língua de Acolhimento a quase uma centena de alunos, num total de seis turmas que, no último ano, frequentaram a formação (níveis: A1,A2 e B1) que é disponibilizada no Centro Qualifica.

A entrega dos certificados serviu, ontem, para dar o pontapé de saída para um novo ano de aprendizagens e que vai contar com mais de uma centena de alunos estrangeiros residentes no concelho de Oliveira do Hospital, mas também nos concelhos de Tábua e de Arganil.

Para Cristina Borges, vice presidente do AEOH e coordenadora do Centro Qualifica, o momento de entrega de certificados é motivo de “muito orgulho” para a escola que, desta forma, cumpre a “a sua função de facilitar a integração destes cidadãos estrangeiros”.

No próprio ensino regular, o Agrupamento de Escolas regista “um universo bastante grande de alunos de outras nacionalidades, são cerca de 220”. Esta situação acaba por ter reflexo na formação do Centro Qualifica dirigida a adultos estrangeiros. “À noite acabamos por ter os pais de muitos deles”, referiu à Radio Boa Nova.

“Cada vez mais adultos procuram a nossa região, seja por motivos políticos ou de trabalho”, constata Cristina Borges.

Ontem já tiveram início as primeira aulas do novo ano de Português – Língua de Acolhimento. As aulas funcionam em horário pós laboral, uma a duas vezes por semana, e há possibilidade de novas inscrições.

“Tenho um grande orgulho em todos vós. A escola é para vós e queremos que vocês se integrem em Portugal e possam desfrutar deste belo país, com boa comida e belas paisagens”, afirmou na ocasião o presidente do AEOH, Carlos Carvalheira.

Exit mobile version