Num momento em que “toda a Europa dá as mãos e se une para responder às ameaças da guerra”, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital lançou a campanha “Vamos ajudar a Ucrânia”, incidindo na recolha de bens de primeira necessidade que posteriormente serão entregues às organizações que apoiam as vítimas da guerra.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, Artur Abreu da direção do AEOH defende que a Escola “não poderia deixar de dar também o seu contributo no auxílio a todos os que foram apanhados nas malhas do conflito, reafirmando o seu papel formativo nas áreas da solidariedade e da cidadania.
A iniciativa incide na recolha de alimentos, produtos de higiene e artigos de saúde e a entrega deve ser feita junto das educadoras ou professores titulares de turma (na educação pré-escolar e 1.º ciclo) ou dos diretores de turma (2.º e 3.º ciclos e ensino secundário) que depois os farão chegar ao centro de recolha sediado na escola-sede.
A campanha tem ainda a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, encarregues da logística de transporte até aos pontos de recolha distritais.
A campanha “Vamos ajudar a Ucrânia” reforça “a grande tradição do AEOH no envolvimento com causas sociais, de que são exemplos a organização anual da Caminhada Solidária, em benefício da associação ACREDITAR; ou a gestão local das recolhas do Banco Alimentar contra a Fome, que a Escola coordenou durante alguns alunos”.