Site icon Rádio Boa Nova

AEOH: Alunos de Cozinha/Pastelaria fazem formação em restaurante com estrela Michelin em Madrid

Os alunos do 2.º e 3.º ano do curso profissional de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) viveram uma experiência “diferente e inesquecível” em Madrid, no passado dia 23 de janeiro.

No seguimento de uma visita à FITUR- Feira Internacional de Turismo de Madrid, no sábado, o AEOH estabeleceu contactos para conseguir que os alunos de cozinha/Pastelaria tivessem uma “formação em cozinha criativa num restaurante galardoado com Estrela Michelin” e rapidamente chegou “à fala com os responsáveis do Restaurante Abarra”.

O restaurante em questão abriu em 2016 e ainda nesse ano conquistou a Estrela Michelin que tem vindo a renovar consecutivamente até aos dias de hoje. Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a direção do Agrupamento refere que “o chef Sérgio Manzana é uma pessoa afável e recebeu os alunos de coração aberto”. Conta que, em duplas, os jovens foram distribuídos por vários espaços da cozinha e, sob a orientação de diferentes colaboradores, desempenharam várias tarefas.

“Os professores acompanhantes estiveram também na cozinha e fizeram perguntas, tiraram apontamentos, pediram referências e, maravilhados, percebiam a verdadeira importância de todos os pormenores. A ementa é sazonal, mudando 4 vezes por ano, de modo a privilegiar os produtos frescos da época. São cerca de 15 pessoas que asseguram o serviço diariamente, num restaurante que não duplica o serviço à mesma mesa por refeição. A carta de vinhos conta com cerca de 950 referências, criteriosamente selecionadas por um sommelier de renome. No fim, o grupo sentou-se à mesa e deliciou-se com um menu de degustação. As combinações improváveis, a criatividade, o sabor original, a apresentação, a textura… todos os detalhes são valorizados como únicos, o que faz desta experiência uma experiência inesquecível! Vivenciar a excelência, ainda que por um dia, torna-nos mais responsáveis e exigentes, não obstante a diferença de patamares. Um enorme bem-haja à equipa do restaurante que nos recebeu com uma bondade inexcedível”, lê-se na nota.

Exit mobile version