A Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC), em Meruge, organiza no próximo dia 19 de janeiro o seu terceiro Almoço Solidário, servindo “aos comensais mais um prato típico da Terra dos Porqueiros: os Ossos do Espinhaço à Moda de Meruge, com batata à racha e couves de cortar.”
Segundo a Associação, esta iniciativa insere-se “na dinâmica de angariação de receitas para a construção do lar, cuja obra cresce a bom ritmo”. O evento contará com a colaboração musical da Tuna e Cantares da Associação dos Amigos de Meruge, coletividade que também disponibiliza o “espaço onde se realiza o repasto”.
Para angariar mais receitas, a organização também vai apostar numa quermesse e na venda de rifas para oferecer “valiosos prémios”.
“Aliar a divulgação de pratos com tradição na Freguesia de Meruge ao desígnio da edificação da Sede da ADSCVC, com Centro de Dia, Apoio Domiciliário e ERPI (LAR), são uma aposta assumida para a afirmação da nossa cultura imaterial e a inserção da nossa cozinha popular, no cardápio do património gastronómico regional e nacional”, lê-se no comunicado enviado à Rádio Boa Nova.
De acordo com a direção da ADSCVC e a Comissão de Apoio para a Construção do Lar, estão calendarizadas, para cada mês de 2025, várias iniciativas com o mesmo objetivo: angariar receitas para a construção do lar, em Meruge.