Site icon Rádio Boa Nova

ADSC do Vale do Cobral presta serviço social há 15 anos na freguesia de Meruge

A Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, responsável pela prestação de serviço social na freguesia de Meruge, foi criada …

… em 8 de outubro de 2001. Prestes a completar 15 anos, a IPSS comemora esta data com “um almoço solidário”.

A comemoração acontece domingo, dia 9 de outubro, pretendendo a IPSS assinalar os 15 anos da “magnífica aventura de prestação de serviço social na freguesia de Meruge”. Para além de querer assinalar “condignamente esta efeméride”, a IPSS tem em vista um maior “apoio à sua atividade profícua”. Realiza, por isso, um Almoço Solidário, “aberto à população e a todos os que altruísticamente se queiram associar ao evento”. Do programa comemorativo faz parte a celebração da missa, pelas 12h00, na Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Meruge, por todos os sócios e utentes já falecidos.

As comemorações incluem ainda uma Exposição de fotografias com os momentos marcantes do percurso da Associação, a projeção de um pequeno filme evocativo, a homenagem a ex-funcionários entretanto aposentados e uma tarde dançante, onde a par da animação musical decorrerá a arrematação de uma “quermesse” de produtos doados à ADSCVC com esse fim. Todas estas atividades decorrerão no Salão da A.A. Meruge.

Com um percurso de 15 anos na área do apoio social, a ADSCVC foi também Entidade Executora do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, no Concelho de Oliveira do Hospital durante 3 anos, projeto considerado “um êxito absoluto, referenciado a nível nacional e europeu como exemplo maior de boas práticas”. Atualmente, tem sob a sua responsabilidade um outro projeto de incidência concelhia de grande alcance, a RLIS – Rede Local de Intervenção Social, vocacionado para o atendimento e acompanhamento de casos sociais.

Referência no apoio que também presta às crianças, a ADCSVC tem em vista a melhoria e ampliação dos serviços, nomeadamente com a construção de um Centro Social Comunitário e de um lar para a terceira idade. Um sonho “lindo e justo” que a IPSS espera concretizar, contando com terreno e projeto de arquitetura “inovador”, esperando apenas pela aprovação de financiamento comunitário.

 

Exit mobile version