Realizou-se, ontem, o sorteio do calendário da Divisão de Honra, das duas séries da 1ª Divisão e da Taça da Associação de Futebol de Coimbra (AFC).
Na ocasião, Horácio Antunes, presidente da AFC, anunciou o aumento dos apoios financeiros aos clubes. De acordo com o dirigente, cada clube que faça a certificação garantirá 150 Euros. Se esta for de duas estrelas, a AFC pagará 200 Euros e para a restantes estrelas entregará 250 Euros. Adiantou que o vencedor da Divisão de Honra será premiado com 5000 Euros, ao invés de 300 Euros. Para quem ganhar a Taça AFC, a distinção será de 1500 Euros e o finalista vencido recebe 750 Euros. No que concerne à certificação necessária para o acesso ao Campeonato de Portugal, a AFC irá pagar 250 Euros (taxa inscrição) aos clubes que concluam o processo.
Segundo Horácio Antunes, na época 2023/2024 existirá uma competição de elite no futebol distrital composta pelo 2º até ao 15º classificado da Divisão de Honra da AFC desta temporada (o campeão sobe). Na “nova” Honra, irão sobrar os restantes três aos quais se juntam os 11 primeiros classificados da 1ª Divisão.
No que diz respeito ao sorteio da Divisão de Honra, na 1ª jornada (11 setembro 2022), as equipas do concelho de Oliveira do Hospital jogam em casa. O Nogueirense recebe o Condeixa e a AD Lagares da Beira defronta o Marialvas. Quanto aos dérbis concelhios, estão marcados para a 8ª jornada (30 novembro) em Lagares da Beira e para a 25ª jornada (12 março) em Nogueira do Cravo. O campeonato terminará a 28 de maio.
Quanto à Taça AFC, o Nogueirense e o Lagares da Beira entram na prova apenas na 2ª eliminatória, a realizar-se a 5 de outubro. A final decorrerá a 3 de junho.
A supertaça está agendada para o dia 8 de junho .
Fonte: Diário de Coimbra