A ADIBER, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, apresenta hoje em Oliveira do Hospital o conjunto de incentivos ao investimento e ao emprego em vigor. Para a região estão reservados 1,4 milhões de Euros e os apoios são “a fundo perdido”.
Os empresários da Beira Serra têm, ao longo deste ano, a possibilidade de melhorar as suas empresas (micro e pequenas empresas) e até ampliar o número de postos de trabalho, por via do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego que, na região da Beira Serra, é ministrado pela Adiber. Para o efeito, a Associação está a realizar um conjunto de ações de divulgação dirigidas aos empresários e potenciais investidores. Esta segunda-feira, dia 8, a ação de divulgação realizada pela ADIBER em parceria com a CIM da região de Coimbra passa pelo Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pelas 21h00. Em declarações à Rádio Boa Nova, Miguel Ventura, presidente da ADIBER explicou que estão em causa “apoios não reembolsáveis”, ou seja “a fundo perdido” para investimento e promoção do emprego. “A região tem que estar atenta para aproveitar. São os únicos apoios a fundo perdido”, refere o responsável que considera estar diante de “um programa de proximidade” que se configura como uma “oportunidade fantástica.
No país, a região de Coimbra onde se insere a Beira Serra é a única que conta com este sistema de apoio ativo, decorrendo o mesmo até ao final do ano, com três fases de análise. Atendendo ao volume de verbas que não estará ajustado às necessidades da região, Miguel Ventura alerta os investidores para que se mobilizem e avancem “rapidamente” com as candidaturas. Para o apoio ao investimento, o sistema reserva um total de 565 mil Euros para o território da Beira Serra. No apoio ao emprego o valor é de 902 mil Euros.