A Assembleia Geral da Adeptoliva – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil aprovou, por unanimidade, o Relatório de Gestão e Contas de 2020, refletindo a “continuidade de uma gestão eficiente e rigorosa”.
A Adeptoliva apresentou “um resultado financeiro excelente, no valor de 365.372,05 Euros”, considerado pelo presidente, Daniel Costa, como “o melhor resultado líquido de sempre obtido por esta Associação”. No ano de 2020, a EPTOLIVA voltou a superar todos os objetivos traçados, conseguindo “mais uma vez, atingir um marco histórico com a entrada do maior número de novos alunos nesta escola”.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, Daniel Costa iniciou a reunião fazendo o resumo da atividade anual da EPTOLIVA destacando, também, algumas das ações estratégicas exercidas nos últimos sete anos da sua presidência, e que trouxeram à EPTOLIVA “a sua sustentabilidade financeira e pedagógica, com uma significativa melhoria nos seus índices de desempenho e o reconhecimento engrandecido nos cerca de 80 prémios nacionais e internacionais conquistados por esta escola”.
“Outro marco importante” é a comemoração dos 30 Anos da EPTOLIVA a decorrer durante este ano de 2021, que, como disse o presidente da ADEPTOLIVA, “é o ponto de viragem e de especial enfoque no futuro da EPTOLIVA para a próxima década”.
“A transição digital e energética, os novos paradigmas da Educação e a perspetiva de novas realidades para os alunos e professores, requerem uma rápida e eficaz requalificação, readaptação e capacitação de recursos materiais e humanos para garantir que continuamos a ser uma escola à frente do seu tempo. Este é o desígnio 30.30, refletir os 30 anos da EPTOLIVA e preparar a nova década, na expectativa de em 2030, sermos uma escola totalmente diferente”, lê-se em comunicado.
A Assembleia Geral aprovou, nesse sentido, “a entrada de 30 novos promotores e a maior oferta formativa de cursos profissionais a funcionar no triénio de 2021-2024, alicerçada nas necessidades e preferências dos alunos, das famílias e do tecido institucional, abrangendo áreas profissionais adequadas à realidade futura e empresarial da região, como: Manutenção Industrial/Eletromecânica; Mecatrónica Automóvel; Eletrónica, Automação e Comando; Gestão e Programação de Sistemas Informáticos; Turismo; Recursos Florestais; Gestão do Ambiente; Proteção Civil; Design; Desporto; Auxiliar de Saúde e Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade”
Segundo adianta o comunicado, “a excelência e a qualidade da formação profissional expressa no Relatório de 2020, bem como as linhas estratégicas já delineadas para os próximos anos, mereceram o reconhecimento unanime dos promotores com a aprovação e aclamação do voto de louvor proposto por Artur Correia, Sócio-Gerente da empresa Socorreias, enquanto Miguel Ventura, presidente da ADIBER manifestou o seu orgulho em integrar a assembleia de promotores da EPTOLIVA e a satisfação pelo sucesso e importância que escola tem vindo a conquistar no território”.
Também Artur Abreu, presidente da ARCIAL, manifestou o seu “contentamento pelo trilho de sucesso percorrido nos últimos 7 anos, desejando que este trabalho possa ser continuado no futuro”. “Orgulho e admiração” foi também o sentimento manifestado pela Representante de Docentes, Helena Raimundo, referindo-se à EPTOLIVA como “a escola que sabe antecipar o futuro”.
Designando a EPTOLIVA como a “Escola de Famílias”, Graça Silva, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, enalteceu o trabalho dinâmico e de proximidade exercido junto da comunidade e do tecido empresarial, referindo-se a Daniel Costa, como a “força motriz” desta escola “cujo trabalho exercido sob a sua presidência, tão bem tem sabido divulgar o nome de Oliveira do Hospital e deste território”.
José Francisco Rolo, na qualidade de presidente desta assembleia, propôs um voto de louvor ao trabalho de excelência desenvolvido na EPTOLIVA, referindo-se a esta como “Escola inclusiva que envolve alunos, famílias, empresas, docentes e não docentes, com cultura de organização, de inovação, de risco e de sucesso, orientada para a capacitação profissional e para os valores éticos e morais ao serviço da região”, concluindo que “a EPTOLIVA é uma marca efetiva e de valor do ensino profissional de qualidade, assumindo-se, por isso, como marca da região e do país.
Daniel Costa qualificou com “orgulho” o desempenho da EPTOLIVA nestes últimos anos e reiterou o seu agradecimento a todos os colegas que o acompanharam na direção da ADEPTOLIVA e EPTOLIVA, bem como a todos os alunos, pais, docentes e não docentes que contribuíram para o sucesso deste mandato.
Um agradecimento especial foi também feito aos Promotores e naturalmente aos Municípios associados da ADEPTOLIVA, Oliveira do Hospital e Tábua, nas pessoas dos seus respetivos Presidentes, José Carlos Alexandrino e Mário Loureiro“.