Em jogo da jornada 18 da Divisão de Elite da Associação de Futebol de Coimbra (AFC), a equipa de Lagares da Beira não conseguiu levar de vencida a Académica SF, perdendo por 3-1.
O árbitro, Joel Mendes, acabou por ser o homem do jogo, com uma arbitragem desastrosa e com influência no resultado. Com a mostragem de uma chuva de cartões amarelos e vermelhos, onde as equipas não foram as protagonistas da partida, quando apenas vieram para jogar o jogo pelo jogo.
Quanto ao jogo, a Académica SF mostrou o motivo poque está no topo da classificação. Mais madura e esclarecida, conseguiu fazer o golo cedo, aos 7 minutos, após um cruzamento remate de Mussa Camará, onde guarda redes do Lagares da Beira, João Alves, também não fica bem na fotografia. Até ao intervalo foram poucos os lances de perigo com o intervalo a chegar e o resultado a ser favoravel à equipa visitante por 1-0.
Na segunda parte, a equipa da casa quer mais, sobe mais no terreno e ao minuto 70, após marcação de um canto, o central da casa, João Paulo, sobe na área e faz o golo do empate 1-1 num bom cabeceamento.
O jogo está mais vivo, a equipa da Académica também reage com mais bolas na área, mas os homens da casa a resolverem bem os lances mais complicados.
Ao minuto 83 e numa disputa de bola na área e sem nada que justificasse a falta, eis que o árbitro, Joel Mendes, assinala penalti contra o Lagares da Beira. Muita contestação dos homens da casa, muitos cartões amarelos e vermelhos, com a Académica a ganhar vantagem depois de Elias Kyllonen converter a falta e fazer o 2-1. Jogo muito disputado até ao minuto 95, de novo com Joel Mendes a assinalar mais um penalti, numa falta muito duvidosa quando, a pouco mais de dois metros do árbitro, estavam duas bolas em campo. Depois de mais contestações e mais cartões, amenta a Académica para 3-1 depois de Bernardo Almeida converter a falta e fazer o resultado final de 3-1.
A equipa da casa teve mais posse de bola, correu mais, mas faltou ainda muita bola no último terço do campo, e quando se joga longe das baliza, é mais dificil marcar.
No final, o técnico da AD Lagares da Beira estava desgastado com esta partida, assim como todo o plantel e teceu duras críticas. “Assim temos de pensar se vale apena este esforço todo e se vale a pena aqui andarmos”, disse.
Oiça aqui as declarações.
Texto: Albino José