Site icon Rádio Boa Nova

Açores: Situação de crise energética. Mais de 250 ocorrências e 53 desalojados. Sismo de 3.1 sentido no Faial

O Governo regional dos Açores declarou hoje situação de crise energética para garantir o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, devido aos estragos causados na sequência da passagem do furacão Lorenzo pelo arquipélago.

O Governo regional justifica a declaração com os estragos causados no Corvo e no Porto das Lajes das Flores, que impossibilitam o abastecimento de combustível por via marítima nas ilhas do grupo ocidental, num despacho conjunto da Vice-Presidência, Emprego e Competitividade Empresarial, da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas e da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo.

“A situação de crise energética visa garantir os abastecimentos energéticos essenciais ao funcionamento de um conjunto de serviços estruturantes da região, dos setores prioritários da economia local e a satisfação das necessidades fundamentais da população das ilhas das Flores e do Corvo”, é referido.

A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas, mas o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil já foi desativado e a situação está a regressar à normalidade.

Um sismo com magnitude 3.1 na escala de Richter foi registado na quarta-feira à noite e sentido perto da freguesia do Capelo, na ilha do Faial, informou hoje o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Em comunicado, o CIVISA adianta que o sismo foi registado às 23h42 com epicentro a cerca de 32 quilómetros a oeste do Capelo, ilha do Faial, no grupo central dos Açores.

De acordo com a informação disponível pelo CIVISA, o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na freguesia das Angústias, concelho da Horta.

Exit mobile version