Site icon Rádio Boa Nova

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, realiza-se a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos tiveram início às 14h30, no Salão Nobre da autarquia. A reunião de trabalho conta com seis prontos na Ordem do Dia.

Rádio Boa Nova em reportagem:

– Por proposta da Mesa da Assembleia, presidida por Dulce Pássaro, foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento de João Ataíde das Neves.

– Decorre o período antes da Ordem do Dia, com os deputados a colocar algumas questões ao presidente do executivo:

– Olga Bandeira, presidente da Junta de Freguesia de Lagares (PS) , questionou sobre a instalação de saneamento básico numa parte da freguesia.

-Patrícia Lopes, deputada do PS, questionou sobre as medidas já tomadas para fazer face ao Coronavirus.

-João Esteves (PSD) questionou sobre a falta de médico na extensão de saúde de Ervedal da Beira, mas também sobre as obras paradas da Casa da Cultura e Ruas Virgílio Ferreira e Alexandre Herculano.

-Luís Nina, presidente da JF de Nogueira do Cravo (PS) questionou sobre a instalação de saneamento básico em alguns locais.

-José Ferreira (PS) questionou sobre o apoio da Câmara à recuperação das segundas habitações e ponto de situação sobre conta solidária.

-Carlos Maia, presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira (PS) informou das diligências para resolver a falta de médico na extensão de saúde, mas sem resultado. “Não se admirem que as pessoas se revoltem e se indignem”, afirmou.

-Rafael Costa (PSD ) questionou sobre o apagão em Oliveira do Hospital e a falta de gerador no Centro de Saúde, o IC6, escolha de artistas para a EXPOH, o aluguer de tendas para eventos, concurso público para requalificação da sede do Agrupamento de Escolas. Sugeriu um letreiro turístico gigante com letras do município “que pode funcionar como atrativo turístico”.

-Rui Monteiro (PS) a propósito do IC6 questionou o que foi feito por um governo PSD.

-Agostinho Marques, presidente da JF de Alvoco de Várzeas (PS) agradeceu o empenho do município na requalificação da EN230. Apelou ao auxílio do executivo junto da Altice para a instalação de fibra óptica na freguesia.

Na resposta aos deputados, o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino começou por agradecer o voto de pesar pelo falecimento de João Ataíde das Neves.

– Informou estarem em curso várias candidaturas ao nível de saneamento básico e disse estar empenhado na instalação da fibra óptica nos locais em falta no concelho.

-O autarca anunciou que o concurso para a requalificação da escola secundária foi ganho pela empresa Santovaiense.

-Informou que na próxima segunda-feira vai reunir com a ministra da Saúde para resolver o problema da falta de urgências no período diurno. Também se mostrou preocupado com a falta de médico em Ervedal da Beira. Mostrou-se disponível para convocar uma luta pela saúde. “Serei o da frente no combate e direi isso à senhora Ministra na segunda feira”.

-O autarca mostrou-se descontente com as questões em torno da falta de gerador no Centro de saúde, verificando que o Centro de Saúde não é da competência da Câmara Municipal.

-O presidente informou que vai reunir com os responsáveis pela saúde no concelho para definir um Plano de Ação para fazer face ao Coronavirus. “Não vou ficar à espera que chegue. Se não chegar ótimo. Acreditamos que é uma questão de tempo”, afirmou José Carlos Alexandrino.

-Sobre o IC6, o autarca disse saber que estão a ser dados passos. “Não é que isso me conforme. O que queremos é que seja feito, porque é uma questão de justiça”. –

-José Carlos Alexandrino abordou ainda o conjunto de obras em curso no concelho e que rondam 18 milhões de Euros. “Nunca na história de Oliveira do Hospital houve tanto investimento”.

Às 17h00 iniciou o período da Ordem do Dia composta por seis pontos. Destaque para o ponto 4 relativo à proposta de contratação de um empréstimo de médio e longo prazo até 3 milhões de euros para a concretização de diversos investimentos de interesse municipal.

[Em atualização]

Exit mobile version