Site icon Rádio Boa Nova

Ações de sensibilização: Nova legislação florestal “é uma salvaguarda para todos”

O Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município de Oliveira do Hospital, em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza, durante o corrente mês, várias ações de sensibilização…

…sobre diversas temáticas relacionadas com a floresta, nomeadamente a limpeza de terrenos juntos de rede viária e aglomerados populacionais, a realização de queimas/queimadas e medidas de controlo da Vespa Asiática.

Esta manhã, no decorrer de uma ação realizada na feira de Oliveira do Hospital, Teresa Dias, responsável pelo Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município, em declarações à Rádio Boa Nova, adiantou que a concretização destas ações é fruto das “alterações na legislação florestal, nomeadamente com a realização de queimas e queimadas”.

Segundo Teresa Dias, qualquer pessoa que pretenda realizar uma queima/queimada tem de comunicar e, só após confirmação, poderá avançar”.

“É importante que as pessoas saibam que para fazer uma fogueira é necessário comunicar, telefonando ou deslocando-se à Câmara Municipal, fornecendo os seus dados como o número de contribuinte, nome completo, morada, contacto telefónico, a data e o local onde pretendem fazer a queima”, explicou.

À Rádio Boa Nova, a vereadora das Florestas e do Desenvolvimento Rural do Município referiu que, após feito esse passo, os dados são inseridos “no site do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e automaticamente é dito se as pessoas estão ou não autorizadas a fazer a queima”. Para além disso, são também alertadas por via mensagem no seu telemóvel.

Face a estas alterações, a aceitação das pessoas não tem sido a melhor devido à burocracia. “Tem havido algum desagrado porque algumas pessoas falam que isto é uma forma de se deixar de fazer queimadas”, disse. No entanto, Teresa Dias reforça que as novas medidas são “uma salvaguarda para todos nós”.

Recorde-se que a Proteção Civil aprovou uma recomendação para agilizar medidas contra incêndios.

Numa reunião, presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, ficou definido que “a monitorização por parte dos municípios, em articulação com as juntas de freguesia, da execução das ações de gestão de combustível, é comunicada à Autoridade Nacional de Proteção Civil, à Guarda Nacional Republicana e ao Presidente da Comissão Nacional de Proteção”.

Exit mobile version