Site icon Rádio Boa Nova

ACII já certificou 150 pessoas em COTS em Arganil

A Associação Comercial e Industrial do Interior (ACII), sedeada em Oliveira do Hospital, promoveu no concelho de Arganil, ao longo deste ano, formação de COTS (Conduzir e Operar Tratores em Segurança) a cerca de 150 formandos ativos, de forma gratuita.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a ACII promoveu esta formação em estreita cooperação com o Centro Qualifica de Arganil, Escola Secundária de Arganil, Junta de Freguesia de Folques e Junta de Freguesia do Sarzedo.

Esta formação, de extrema importância e obrigatória para todos os condutores que conduzem este veículo de forma particular ou profissional, permitindo-lhes ficar habilitados desta categoria e averbar a mesma na carta de condução, sendo esta uma preocupação primordial da ACII, na segurança de todos os utilizadores, que nos preocupa cada vez mais, dado o número elevado de acidentes com vítimas mortais a lamentar.

A ACII alerta mais uma vez, que a partir de 1 de agosto de 2023, (data esta já prorrogada uma vez), os condutores habilitados para as categorias B que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo II e os condutores habilitados para as categorias C e D que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo III, têm que ter frequentado com aproveitamento esta ação de formação COTS (Conduzir e Operar com o Trator em Segurança) ou da equivalente UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração), reconhecida nos termos do artigo 5.º do Despacho n.º 3232/2017, de 18 de abril.

Informa-se ainda que, os titulares da carta de condução com as categorias T1, T2 e T3 não necessitam de frequentar esta ação de formação.

A ACII continua com a sua área de atuação nas formações de COTS, ainda este ano e no seguinte, nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, com a finalidade de certificar todos os condutores interessados.

Exit mobile version