Site icon Rádio Boa Nova

Acidentes: Aumenta o número de mortes na estrada nos dias de Natal

Fotografia: Redes Sociais / Vigilantes da Estrada

No período de Natal, entre 15 e 26 de dezembro de 2023, registaram-se 17 vítimas mortais nas estradas portuguesas, mais quatro do que em igual período do ano passado. Destes 17 mortos, 14 eram homens.

No mesmo período registaram-se 4.852 acidentes, menos 307 que no período homólogo. Houve também mais feridos, sobretudo leves. As 17 vítimas mortais registadas entre os dias 15 e 26 de dezembro de 2023 foram provenientes de acidentes nos distritos de Beja, Portalegre, Coimbra, Setúbal, Braga, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Vila Real e na região autónoma dos Açores, notam a GNR e a PSP num comunicado conjunto.

De acordo com esta nota, os acidentes com vítimas mortais ocorreram na rede rodoviária nacional (12): estradas nacionais (7), autoestradas (3) e itinerários principais (2), na rede municipal (4): em arruamentos (3) e estrada municipal (1) e um na rede de estradas dos Açores.

Predominaram as colisões (7, envolvendo 7 veículos ligeiros, 3 motociclos, 2 pesados e 1 velocípede), tendo havido ainda 6 despistes (5 veículos ligeiros e 1 motociclo), bem como 1 atropelamento (num arruamento).

Nos restantes distritos do país – Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Viana do Castelo e Viseu – e na região autónoma da Madeira, o objetivo de zero mortos nas estradas foi atingido.

Mais de 7 milhões de veículos fiscalizados

No período de 15 a 26 de dezembro de 2023, foram fiscalizados 7,2 milhões de veículos, quer presencialmente, pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP), quer através de controlo por radar, pela GNR, pela PSP e pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Do total dos veículos fiscalizados, foram registadas 48,9 mil infrações. Relativamente à velocidade, foram fiscalizados 7,1 milhões de veículos, dos quais 6,7 milhões pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (94,8% do total), da responsabilidade da ANSR.

No que diz respeito à condução sob o efeito do álcool, foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool 82,3 mil condutores, tendo 1,3 mil apresentado uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida, do que resultou um total de 681 detenções. A taxa de infração (n.º total de infrações/n.º total de testes de pesquisa de álcool realizados) foi de 1,58% (1,28% no período homólogo de 2022).


Exit mobile version