Site icon Rádio Boa Nova

Abertas inscrições de terrenos no “Banco de Terras para Pastores” 

O período para a inscrição de terrenos no Banco de Terras para Pastores já está aberto. É destinado a proprietários de parcelas rústicas nos concelhos de Mangualde, Nelas, Gouveia, Fornos de Algodres, Penalva do Castelo e nas freguesias de Silgueiros, S. João Lourosa, Fragosela e Povolide, no concelho de Viseu.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a iniciativa, no âmbito do “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro” e do Banco de Terras para pastores, promovido pela COAPE – Cooperativa Agro Pecuária dos Agricultores de Mangualde, tem como alvo os proprietários que pretendam arrendar as suas terras para atividades na área da pecuária, como a ovinicultura para produção de leite destinado a fabrico de Queijo Denominação de Origem Protegida (DOP) da Serra da Estrela.

Este é o “resultado de um esforço conjunto das entidades locais e regionais para a valorização da atividade da pastorícia e da produção de queijo com DOP, pela importância que esta atividade possui na manutenção e preservação do património e paisagem dos territórios que integram a região DOP”

A medida tem como objetivo “um maior desenvolvimento e crescimento das economias locais, favorecendo o acesso a terras de novos empreendedores rurais que pretendam dedicar-se à pastorícia, prevenindo assim o abandono de terras e a degradação da paisagem”.

Para os proprietários que tenham interesse em inscrever os seus terrenos no Banco de Terras para pastores, devem formalizar a sua candidatura por email para cideca@coape.pt . A documentação necessária, condições e critérios de integração dos terrenos estão disponíveis no site oficial da COAPE.

O Banco de Terras para Pastores é uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Alexandra Santos/Jornalista estagiária

Exit mobile version