Site icon Rádio Boa Nova

Abertas as inscrições para Escola de Pastores na região

Decorrem até 23 de agosto as inscrições para a Escola de Pastores, uma das ações no âmbito do Programa de Valorização do Queijo da Região Centro,…

… candidatado ao CENTRO 2020, cujo objetivo se centra na oferta de um importante contributo para a valorização económica da fileira dos queijos DOP da Região Centro.

Os destinatários são jovens em idade ativa que pretendam dedicar-se à atividade de produção de leite e/ou Queijo com DOP Serra da Estrela, DOP Beira Baixa e DOP Rabaçal.

O anúncio da criação da Escola de Pastores foi ontem feito em Oliveira do Hospital pelo Vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que diante do ministro da Agricultura destacou o facto de este ser um projeto decorrente do programa de Valorização que começou a ser “gizado” a partir de Oliveira do Hospital. O objetivo, explicou, é a criação de uma escola de pastores, uma universidade de pastores, um politécnico de pastores, uma escola de formação que atrai gente nova”. “Quando o Estado nos disponibiliza recursos, conseguimos ser mais criativos”.

No momento de entrega de novas borregas a produtores que perderam animais no grande incêndio, José Francisco Rolo notou que o que se pretende é ter “mais produtores, mais leite, mais produtores certificados, mais mercado e queremos vender mais, elevando o preço do produto”. “Isto é possível se tivermos confiança, se estivermos unidos e acreditarmos no futuro”, afirmou.

O início da formação marcado para 23 de setembro, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, com componente prática nos concelhos de Castelo Branco, Fundão e Penela e na Escola Superior Agrária de Viseu, com componente prática nos concelhos de Viseu, Oliveira do Hospital e Gouveia. A duração é de quatro meses ((410 Horas de Componente Prática + 150 Horas de Componente Teórica), sendo que a frequência da Escola concede a possibilidade de candidatura a um prémio de cinco mil euros (Vale Pastor).

Esta Escola tem como objetivos a contribuição para o reforço e rejuvenescimento da atividade, promover a inovação e conhecimento dentro da fileira dos queijos da Região Centro, bem como qualificar jovens empreendedores e dotá-los das competências necessárias para o desenvolvimento da atividade de forma profissional e rentável.

Exit mobile version