Site icon Rádio Boa Nova

A Viagem’ de Filipa Francisco chega amanhã a Miranda do Corvo

No âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, o espetáculo ‘A Viagem’, da coreógrafa Filipa Francisco com a participação do Rancho Etnográfico Flores das Cortes, …

… vai estar em cena na Casa das Artes de Miranda do Corvo, no dia 13 de abril, sábado, às 21h30. A entrada é gratuita.

‘A Viagem’ é um projeto com a comunidade que cruza no mesmo palco a dança tradicional portuguesa com a dança contemporânea. Pretende problematizar o modo como as manifestações populares aderem e procuram a modernidade, originando novos significados, permitindo nova apropriação e novo entendimento do seu papel nos dias hoje.

Em cada município onde se apresenta, Filipa Francisco procede a uma investigação sobre as danças tradicionais locais, o que confere variedade às apresentações, dependendo dos grupos que são convidados a participar.

A génese da união entre a arte popular e a arte contemporânea nasceu durante uma viagem a Ramalla, na Palestina, onde Filipa Francisco conheceu a Companhia de Dança Tradicional e Contemporânea El-Funoun. Desta experiência adveio a crença de que “a dança tradicional não tem como fatalidade permanecer à margem da modernidade, nem tão pouco a modernização passa pela anulação das tradições”.

‘A Viagem’ vai ser também ser apresentada em Oliveira do Hospital, Penela, Figueira da Foz e Mealhada.

‘Coimbra Região de Cultura’ é uma rede de programação patrimonial e cultural que vai implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região.

‘Coimbra Região de Cultura’ é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Exit mobile version