Site icon Rádio Boa Nova

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

… abandonar a monocultura do eucalipto, mas aguardam por apoios que ainda não chegaram.

Segundo a agência Lusa, na zona de Pedrógão Grande, no norte do distrito de Leiria, os proprietários aguardam por medidas e há quem esteja disposto a reverter a aposta no eucalipto, espécie que domina a paisagem da região.

“Há pessoas que querem investir”, nota o membro da direção da APFlor (Associação dos Produtores e Proprietários Florestais do Concelho Pedrógão Grande), Jorge Fernandes. O tesoureiro da APFlor sublinha que o investimento “com capitais próprios – a maior parte – é para o eucalipto e pouco mais”, sendo que “também há muita gente interessada em investir [noutras espécies], mas estão à espera das medidas do PDR [Programa de Desenvolvimento Rural], que, neste momento, estão fechadas”.

Segundo Jorge Fernandes, há proprietários com vontade de fazer “algumas coisas diferentes”, como apostar nas oliveiras, medronheiros ou carvalhos. Mas “tem que haver apoio para isso”, frisa, referindo que, até ao momento, há poucas ações de reflorestação.

Exit mobile version