Site icon Rádio Boa Nova

“A política de subsídios (por ovino Serra da Estrela) tem que ser alterada”, defende a Ancose

A redução de cerca de 40 mil animais em cinco anos em todo o efetivo da Região Demarcada da Serra da Estrela está a preocupar a Ancose- Associação Nacional de Criadores …

… de Ovinos da Serra da Estrela, que defende uma alteração na política de subsídios.


A “admissão de ovelhas exóticas” nos rebanhos da região demarcada constitui uma forte ameaça à produção de leite Serra da Estrela necessários à produção do queijo a que lhe dá nome e que é uma “Maravilha da Gastronomia Portuguesa”. Menos leite Serra da Estrela é sinónimo de menos queijo Serra da Estrela, havendo até perigo da sua extinção. Para Manuel Marques, presidente da Ancose é urgente a intervenção do governo na política de subsídio, que “tem que ser alterada”. “Isto passa pelo poder central”, defendeu hoje o dirigente, notando que deve haver uma diferenciação nos subsídios (por cabeça) atribuídos às explorações de ovinos Serra da Estrela.

Com a medida, Manuel Marque não apela à “subsidiodependência”. “Temos é que motivar os pastores para poderem tirar dinheiro para o pão para os seus filhos e as suas famílias”, esclarece o presidente da Ancose.

É que diante das crescentes ameaças ao setor, Manuel Marques não duvida de que “quando acabarem os pastores de 60 ou mais anos, acabará a pastorícia”. Porque “uma ovelha não se compadece com fins de semana, feriados ou noite”. “Um pastor tem que acompanhar o rebanho. Costumo dizer que só é pastor quem sabe e não é pastor quem quer”.

Desde sempre ligado ao setor, Manuel Marques aprecia as Festas do Queijo que são promovidas na região para a promoção do genuíno Queijo Serra da Estrela. Em particular, destaca a que se realiza em Oliveira do Hospital, concelho onde está localizada a Ancose e onde- como assegurou-  continuará a manter a sua sede.

Exit mobile version