No 3º episódio do podcast “A Poesia está no ar” os alunos dão voz a vários poemas. O 1º já referido no podcast anterior, tem como título “A poesia vai à escola”.


De seguida, ouviremos um poema de José Fanha que se intitula “Cantiga grave” retirado da obra “Esdrúxulas, graves e agudas- Magrinhas e barrigudas”. Neste poema o autor brinca com o duplo sentido da palavra grave. É um poema lúdico e pedagógico, onde o leitor é convidado a pensar a língua de forma divertida, ou seja, o poema associa a classificação de palavras à criatividade poética. Um poema que aposta na sonoridade, no ritmo e no jogo verbal.
“O Sorriso” de Rosa Lobato de Faria é outro dos poemas que vamos ouvir, aborda a delicadeza dos afetos e a forma como um gesto aparentemente simples pode carregar grande intensidade emocional. A autora transforma o sorriso num acontecimento poético e mágico, sugerindo que, por trás dele, existe uma força transformadora capaz de fazer amigos.
Para finalizar um poema lindíssimo de Ruy Belo “Algumas proposições com pássaros e árvores”. Os pássaros, frequentemente associados à liberdade e ao movimento e as árvores, símbolo de enraizamento e permanência, formam um contraste que atravessa o poema. O autor usa estes elementos naturais para pensar a própria natureza humana dividida entre o desejo de partir e ao mesmo tempo a necessidade de permanecer.
O podcast “A Poesia está no ar” é produzido e apresentado pela turma do 3ºC do Campus Educativo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com coordenação da professora Ana Dias.



























