Está dado o pontapé de saída para mais uma edição da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que promete ser “ponto de encontro” das gentes do concelho, da região e das comunidades que regressam por esta altura. Até domingo, este “festival das famílias” garante “boa música, boa gastronomia e grandes espetáculos musicais”.
Este ano, a EXPOH surge “renovada” e com “um cartaz de excelência”, começou por referir José Francisco Rolo na inauguração do evento. Segundo o presidente do Município de Oliveira do Hospital, a “EXPOH foi reinventada e está consolidada”, inclusive a área da feira foi “expandida” para destacar o setor empresarial, nomeadamente na vertente automóvel e imobiliária. Oliveira do Hospital, “Friendly Municipality”, que acolhe atualmente 25 nacionalidades, quer divulgar “oportunidades para quem chega e escolhe o concelho para viver e investir”.
Considerado também um eco-evento, com responsabilidade ambiental, a EXPOH convida a que “venham até Oliveira do Hospital e que desfrutem de cinco dias de boa música e boa gastronomia, num ambiente descontraído, onde podem recarregar baterias”. Para José Francisco Rolo, esperam-se “noites agradáveis para assistir a bons espetáculos”.
“Celebramos aqui economia”, frisou, aproveitando a ocasião para enaltecer as 35 empresas que foram, esta semana, distinguidas como PME Líder, mas também “todas as outras que contribuem para o desenvolvimento do concelho”.
Na ocasião, o autarca oliveirense agradeceu publicamente “a todos os que fazem a EXPOH”, nomeadamente os funcionários da Câmara Municipal, a ADI, os patrocinadores, as vereadores e o vice-presidente da autarquia que coordena” a logística do certame.
Uma das grandes novidades da edição de 2024 é o OH Taberna. O conceito, transformado num espaço no recinto da feira, pretende “divulgar os saberes e sabores do concelho”, isto é, dar a conhecer as iniciativas das freguesias e das coletividades que se seguem após a EXPOH. Ao longo dos cinco dias, dão estar em destaque a Feira Moçárabe de Lourosa, a Festa dos Bolos e das Bolas no Seixo da Beira, o Festival das Sopas em Santa Ovaia, a Festa das Vindimas em Lagares da Beira, a Festa da Castanha em Aldeia das Dez e a Feira do Porco e do Enchido em Meruge.
Para Luís Paulo Costa, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, “a EXPOH comprova a vitalidade e a força de Oliveira do Hospital”. O autarca de Arganil, agradeceu ao “presidente José Francisco Rolo pelo esforço, empenho e dedicação neste evento” que “promove, com dinâmica, a cultura e a gastronomia do concelho”. Luís Paulo Costa elogiou também a “capacidade e o sucesso de Oliveira do Hospital na captação de fundos comunitários, sobretudo no PRR”.
“A EXPOH é uma marca de Oliveira do Hospital”
Pedro Machado regressou esta quarta-feira a um território que bem conhece. Há três meses que assume o papel de Secretário de Estado do Turismo, mas não esquece os 17 anos em que liderou os destinos da região centro enquanto presidente da Turismo Centro de Portugal. Por isso, “acompanhou de perto a evolução da EXPOH”.
O Secretário de Estado não hesitou em afirmar que a “EXPOH é uma marca” e, como tal, “tem de ser alimentada”. Enalteceu, por isso, a capacidade do Município em reinventar o evento.
Quanto ao setor empresarial, Pedro Machado deu conta dos “desafios” com que as empresas se confrontam. “Há uma responsabilidade de quem exerce poder político em ter capacidade de avaliar as necessidades dos territórios”, sublinhou, dando conta de algumas medidas já anunciadas pelo Governo, como o alivio do IRC – Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas.
Veja ou reveja as momentos da inauguração da EXPOH »»