Este sábado, dia 28 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, a boa nova dada pela organização internacional “Human Rights Watch” que considerou Portugal um exemplo para a Europa por ter ultrapassado a crise económica sem rejeitar as bases da democracia. Segundo o responsável jurídico desta organização internacional, Bruno Stagno Ugarte, “os portugueses devem sentir-se orgulhosos pelo caminho que o país seguiu para vencer a crise no contexto dos compromissos e princípios da União Europeia”. Criticando, em contraponto, os caminhos que alguns países, que até nem passaram por uma crise tão grave como em Portugal, estão a seguir, citando os casos da Hungria, República Checa e Polónia, onde “o oportunismo, o populismo e a demagogia estão a destruir a democracia”.
No âmbito político, a Bárbara Coquim, destaca que o nosso Presidente da República disse recentemente, no Egito, que há culpas de “todos” pelo crescimento do Daesh e defendeu que Portugal, ao contrário dos EUA, jamais transferirá a sua embaixada para Jerusalém. Marcelo Rebelo de Sousa fez um discurso pela tolerância e pela paz na universidade de al-Azhar, ao lado da milenar mesquita com o mesmo nome, na cidade do Cairo, e, no fim, respondeu a perguntas de uma plateia de estudantes, religiosos e professores.
Na rubrica “Jovens Atentos”, comenta a opinião de um blogger que defende o serviço militar obrigatório para alunos indisciplinados ou em abandono escolar.
O Daniel Pereira passa em revista os últimos jogos de futebol da Taça de Portugal.
Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia duas pequenas histórias comoventes do reino animal.
Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que os esquilos estão fora de perigo, em Portugal, dezasseis anos depois de um estudo que os confinava apenas a norte do Douro.
Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a memória de mais um ilustre oliveirense, António Loureiro, que se destacou, na segunda metade do século XX, pelo empreendedorismo no nosso concelho.
A sugestão de leitura da Liliana Silva é uma obra do nosso Eça de Queirós “A Ilustre Casa de Ramires”, um clássico que vale a pena pela crítica social que se mantém atual.
A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é uma aventura “Rampage – fora do controlo”, um filme realizado por BradPeyton, em exibição nos cinemas.
A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Hawaii Five – 0”, uma série de televisão americana.
Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a conhecerem um paraíso na Terra, chama-se Açores, e é Terra portuguesa. Sugere que comecem pela ilha de São Miguel, onde não faltam as belezas naturais, o património histórico e a gastronomia excelente.
A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a preparação da próxima edição do Mega 5, o jornal do agrupamento.
Ouça este programa, com a boa sugestão musical do Gonçalo Branco, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html