Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, nas “Notícias do nosso Mundo”, a boa nova dada pela Catarina Duarte: a BLC3 foi destacada entre os sete mais importantes exemplos de projetos de investimento em Portugal pela União Europeia, no âmbito do InvestEU. A União Europeia é um espaço de oportunidades e de benefícios que promovem o crescimento, emprego e bem-estar. O investimento em pessoas e ideias marcam a diferença em cada região, sendo a BLC3 um dos grandes exemplos da concretização de ideias inovadoras que contribuem positivamente para as questões de sustentabilidade e bioeconomia a nível europeu.

No âmbito político, a Bárbara Coquim reporta que o clima de greves na França lembra o Maio de 68. Várias greves espalhadas pelo país, diversos grupos com reivindicações específicas, estudantes a bloquearem as entradas das universidades, é uma atmosfera que lembra o Maio de 1968.

Na rubrica “Jovens Atentos”, refere que o Parlamento aprovou uma resolução que prevê que a disciplina de Educação Física volte a contar para a média do secundário e a ter peso no acesso ao Ensino Superior em todas as áreas. Mas um projeto de resolução é apenas uma recomendação ao Governo, ou seja, a equipa ministerial de António Costa pode seguir ou não o caminho indicado pelo voto dos deputados. O assunto gerou algum debate em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista o encontro de desporto adaptado que decorreu no fim-de-semana passado em Oliveira do Hospital.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia que o Governo aprovou recentemente o financiamento de uma campanha de esterilização de animais de companhia no valor de 500 mil euros. No despacho, publicado em Diário da República, lê-se que “os animais que sejam recolhidos pelos centros de recolha oficial de animais de companhia e que não sejam reclamados” no prazo de 15 dias “devem ser esterilizados e posteriormente encaminhados para adoção”.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, diz que o PAN acaba de apresentar uma iniciativa legislativa que recomenda ao Governo o ressurgimento da profissão de guarda-rios, procedendo à contratação e formação de pelo menos 350 profissionais. A profissão de guarda-rios existiu em Portugal entre o século XVIII e o século XX e as suas funções incluíam a salvaguarda e proteção dos cursos de água.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é para todos aqueles que admiram o mundo da fantasia e da magia, a saga “Harry Potter” da escritora britânica J. K. Rowlings que conta com sete livros publicados e com adaptação para o cinema.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é o filme de guerra português, “Soldado Milhões”, com realização de Gonçalo Galvão Teles e de Jorge Paixão da Costa. No ano em que se assinala o centenário do fim da Primeira Grande Guerra (1914-1918), acompanhamos o percurso do soldado que “se chamava Milhais, mas valia milhões”, através de vários relatos e de uma intensa pesquisa documental.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Quântico”, uma série da televisão norte-americana de suspense e drama criada por Joshua Safran.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes continua a propor um roteiro literário em Lisboa, às casas de escritores. Descubra estas paragens com um espírito literário, desta vez revisite Cesário Verde, Mário Dionísio, Ary dos Santos e José Saramago.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a visita de estudo de Filosofia, com o 10.ºano, à Fundação Calouste Gulbenkian e para o Mega5, o Jornal do Agrupamento.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version