Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 25 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, a entrevista com o Dr. Luís Neves, que concluiu o ensino secundário, na ESOH, em 2004. Ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Clássicas, prosseguiu depois os estudos com três pós-graduações em áreas distintas, Ciências Documentais – Arquivística e Biblioteconomia e Ciências da Comunicação. Profissionalmente abraçou, há cinco anos, um projeto de criação de uma empresa na área do Turismo, em Lisboa, um hostel, actualmente alojamento local, que gere vários espaços na capital. Este ano voltou à Universidade, frequenta o curso de Direito na Universidade Nova de Lisboa. A sua perseverança e o seu aturado estudo são, sem dúvida, um exemplo para todos os nossos jovens.

Destaque também para a estreia da rubrica “Uma visão diferente… ”, do Miguel Fonseca, recentemente chegado ao Clube. A partir de um texto de Ricardo Araújo Pereira, o Miguel analisou de forma irónica a forma como tem sido tratada, pelos políticos e pela sociedade, a questão da recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere uma notícia de âmbito internacional, a ex-jornalista e apresentadora de televisão e também ativista pelos direitos das mulheres, a afegã Mina Mangal foi morta a tiro, em Cabul. Mais um caso em que uma mulher paga com a vida a luta pelos direitos das mulheres.

No âmbito da política, a Bárbara Coquim faz um apelo ao voto nas eleições europeias, especialmente aos jovens. Em “jovens Atentos”, referiu que o PAN ficou quase isolado na proposta de alargar o voto aos 16 anos. O projeto de resolução acabou chumbado por PSD, PS, CDS e PCP. A proposta recomendava ao Parlamento a abertura de um processo de revisão constitucional extraordinário e essa foi uma fórmula jurídica bastante criticada. O alargamento do voto aos 16 anos gerou alguma discussão em estúdio.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás faz referência a mais uma campanha contra o abandono de animais.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que os coalas estão oficialmente extintos. O alerta é dado pela Fundação Australiana de Koala que confirmou que com apenas 80 mil membros da espécie, não existem condições para uma nova geração.

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia apresenta o Núcleo Museológico do Piódão, situado no largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, o Posto de Turismo e Núcleo Museológico do Piódão é o local de acolhimento de quem visita a Aldeia do Piódão.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Crime e Castigo”, de Dostoiévski, pelo inexcedível alcance e profundidade psicológica este autor russo tornou-se uma referência universal na literatura, sem perda de continuidade até aos nossos dias.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes lembra aos ouvintes que Arganil celebra o regresso do Rally de Portugal com espetáculo de videomapping. A passagem do evento pela região sempre foi sinónimo de festa épica, o seu regresso pretende ser inesquecível: vai ser assinalado com um espetáculo de vídeomapping histórico, imersivo e interativo, que fará uma viagem ao Rally de Portugal a partir de Arganil. O espetáculo, com entrada livre, vai acontecer na fachada da Antiga Cerâmica Arganilense, no dia 30 de maio pelas 22 horas, com três sessões de cerca de 12 minutos, intervaladas com animação.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “John Wick 3 – Implacável”, um “thriller” de ação, assinado por Chad Stahelski, em exibição nos cinemas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos excelentes em Lisboa, Oeiras e no Porto, a não perder.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a inauguração da exposição de fotografia de autoria dos alunos do curso de operador de fotografia e para a reunião do programa Erasmus+, em  Mazeikiai, na  Lituânia.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version