Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nele destacamos a chegada de mais um aluno ao clube, o Miguel Fonseca, do 12.º C, que se estreou com uma análise política sobre o avanço da extrema-direita na Europa. A entrada do Vox no Parlamento espanhol, resultado das recentes eleições, faz com que Portugal, Irlanda, Luxemburgo e Malta sejam os únicos países da União Europeia para já imunes à extrema-direita. Assunto que mereceu análise em estúdio.

Nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere uma notícia que está a criar alguma celeuma e até preocupação no país e na nossa região, o Governo vai lançar, até final do ano, oito novos concursos para exploração de lítio em Portugal. Para já serão concursos de prospecção e pesquisa para oito reservas de lítio, além das que estão a ser exploradas, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Segundo o responsável, “todas estas concessões terão de respeitar escrupulosamente as regras de impacte ambiental e as medidas de minimização e mitigação que venham a ser aprovadas”. Assim esperamos, vamos continuar atentos.

Em “jovens Atentos”, a Liliana Silva leu um texto intitulado “Para os filhos dos meus amigos e companheiros de tantas noitadas” de João Santos, ex-estudante de Coimbra nos anos 70 do século XX. Nele, o autor critica o rumo tomado pelas festas académicas, os excessos/abusos da praxe e o excesso de álcool e de comportamentos inusitados, pelos estudantes universitários.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que a Comarca de Lisboa registou em 2018 um aumento de 20,6% do número de inquéritos-crime por abandono e maus tratos a animais de companhia face a 2017, segundo estatísticas do Ministério Público.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, noticia que os serviços da Câmara Municipal recolheram 30 toneladas de resíduos, provenientes do cortejo da Queima das Fitas 2019, nas ruas da cidade. Perguntamos: onde está a tão apregoada consciência ecológica?

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia apresenta o Museu Nacional da Resistência e Liberdade, instalado na Fortaleza de Peniche. A antiga prisão é agora um local de memória e homenagem aos prisioneiros políticos do Estado Novo. O museu pretende inscrever na vivência coletiva os valores das lutas travadas pela liberdade e pela democracia.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “O Vermelho e o Negro”, um romance histórico psicológico em dois volumes do escritor francês Stendhal, publicado em 1830, frequentemente citado como o primeiro romance realista.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à edição de 2019 do FESTAME, a  Feira do Município da Mealhada, que irá decorrer,  entre 7 e 16 de junho, na zona do parque desportivo, com entradas gratuitas nos dez dias do certame e que visa promover o comércio, a agricultura, a indústria, o artesanato e a gastronomia e vinhos da região da Bairrada.  O cartaz de animação é eclético e integra os melhores de vários estilos musicais do país.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro, apresentado pela Mafalda Correia, é do género de aventura,  “Pokémon detetive pikachu,” realizado por Rob Letterman, em exibição nos cinemas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos excelentes em Lisboa, Oeiras e na Figueira da Foz,  a não perder.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a viagem de estudo a França, organizada por professores da área disciplinar de Francês; para os “Ludi Conimbrigensis”, jogos e oficinas de cultura clássica, que tiveram como palco as ruínas romanas da Bobadela; e para a celebração do Dia da Europa, no dia 9 de maio, pelo Clube Europeu.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version