Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a uma jovem aluna holandesa, que integrou o intercâmbio entre o AEOH  e o  Gerrit Komrij Kollege, de Winterswikj, na Holanda e que decorreu esta semana.

Na entrevista, conduzida pela Rita Tavares, a Rosemaryn disse gostar muito de participar neste género de atividades por serem muito enriquecedoras e que estava a adorar Portugal, destacando que o melhor do nosso país são as pessoas.

Na rubrica “Museus”, a Mafalda Correia convida os ouvintes a visitarem mais um espaço museológico da nossa cidade, a  Casa Museu D. Maria Emília Vasconcelos Cabral, a antiga “Casa de Baixo”, dos séculos XVIII-XIX, onde poderá  encontrar um rico património cultural e artístico.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere uma notícia, de âmbito internacional, muito triste, mas que nos deve obrigar à reflexão sobre o drama dos refugiados. Trata-se da história do menino do Mali que, convencido de que as boas notas seriam o seu melhor passaporte para o futuro, coseu-as no forro do casaco e fez-se ao mar para chegar à Europa. A travessia do Mediterrâneo não teve final feliz, mas o segredo acabou por ser descoberto e a sua história anda a correr mundo.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz menção ao que Joana Amaral Dias escreveu no seu facebook, “Costa tem 11 motoristas” o que é “inaceitável num país pobre”. Este foi o mote para a análise sobre a forma de fazer política em Portugal, e de quanto urge credibilizar a democracia o os políticos.

Em “jovens Atentos”, refere que, no passado dia 28 de março, milhares de jovens trabalhadores se manifestaram em Lisboa contra a precariedade laboral, um problema que grassa em Portugal e que carece de alteração urgente.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta um bom exemplo de proteção animal,  Braga é a segunda cidade do país a receber a Casa dos Gatos, um projeto criado pela associação Movido a 4 Patas. O primeiro abrigo da cidade foi oferecido à associação Abandoned Pets e acolhida pela freguesia urbana de S. Victor, onde a Junta tem, no seu jardim, uma colónia de gatos.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues assegura que, se se plantarem mais árvores,  as cidades conseguirão, com uma só medida, reduzir a obesidade e a depressão, aumentar a produtividade e o bem-estar e diminuir a incidência de asma e doenças cardíacas nos seus habitantes.  As árvores urbanas oferecem todos estes benefícios e muito mais: filtram o ar, ajudando a remover as partículas finas emitidas pelos carros e fábricas, retêm a água da chuva e diminuem as despesas com o aquecimento.

Na rubrica “Personalidades”, a Liliana Silva refere uma das grandes referências do 25 de Abril de 1974, Salgueiro Maia, o capitão sem medo. Naquela madrugada e ao longo do dia, ele viria a ser o comandante do movimento mais sujeito a situações de perigo e tensão, que enfrentou com grande serenidade.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Guerra e Paz”de Lev Tolstói”, um verdadeiro monumento da literatura universal. Tolstói descreve as guerras movidas por Napoleão contra as principais monarquias da Europa, dissecando as origens e as consequências dos conflitos e, principalmente, expondo as pessoas e as suas vulnerabilidades com uma aguda perceção psicológica.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à nossa capital religiosa, de 12 a 21 de abril, Braga volta a viver um dos seus momentos maiores com a realização da Semana Santa, um evento único, repleto de tradições seculares, que trará à cidade milhares de visitantes. Mas, se preferirem ficar no nosso concelho, aqui também vão acontecer as festividades pascais, sugere que acompanhe as celebrações organizadas pela Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Sul.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Pretty Little Liars” , uma série de televisão norte-americana baseada na popular série literária de mesmo nome, escrita por Sara Shepard.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Shazam!”, um filme de ação e aventura, realizado por David F. Sandberg, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a II edição da Festa da Primavera do nosso agrupamento, nos dias 3,4 e 5 de abril, um vasto conjunto de eventos e atividades que decorreram ao longo de três dias e provam a vitalidade da nossa instituição, que se quer de referência.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version