Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de março, dia da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos nas “Notícias do nosso Mundo”, apresentadas pela Liliana Silva, uma realidade preocupante, a queda real dos salários em Portugal entre 2010 e 2016, a futura subida das taxas de juro e o aumento do crédito ao consumo e automóvel são riscos que podem causar stress nos orçamentos das famílias, segundo uma análise da agência de notação financeira DBRS.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que segundo um relatório do Instituto Nacional de Estatística, a maioria dos jovens em Portugal não consegue arrendar ou comprar casa. O estudo comprova que as oportunidades de emprego e os níveis salariais diminuíram acentuadamente desde a crise financeira de 2008 e o presidente da Cáritas Portuguesa, reforça que “Portugal regista ainda um elevado nível de desemprego jovem e as habilitações de nível superior não estão a ser valorizadas pelo mercado de trabalho”.

No âmbito da política internacional, refere que a NATO classificou de “inaceitável e contraproducente” o discurso do Presidente russo, Vladimir Putin, na apresentação de armamento militar, em especial do míssil Sarmat, que disse ter um “alcance ilimitado” e tornar “inútil o escudo antimíssil norte-americano”. Parece que estamos a assistir a uma reedição da Guerra Fria.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que já são conhecidas as primeiras imagens da poluição do ar provenientes do satélite do programa europeu de observação da Terra Copernicus Sentinel-5P. Uma destas primeiras imagens mostra as manchas de dióxido de azoto sobre a Europa, causado em grande parte pelo tráfego e pela combustão de combustíveis fósseis em processos industriais, e permite identificar altas concentrações deste poluente em zonas da Holanda, no oeste da Alemanha, no Vale Po, em Itália e em partes da Espanha. Estes primeiros dados obtidos pelo satélite permitiram criar um mapa global de monóxido de carbono e identificar altos níveis deste poluente do ar em partes da Ásia, África e América do Sul.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás, desta vez pela voz da Bárbara Coquim, refere que a cantora norte-americana Barbra Streisand anunciou ter clonado a sua falecida cadela, uma prática crescente entre os donos mais endinheirados. Mas a opção não está isenta de dilemas éticos.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Viagem ao Centro da Terra” do escritor Júlio Verne, o criador do romance de antecipação científica.

Na rubrica “Viagens”, a Daniela Lopes sugere a visita à XVI edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos que está a decorrer até 18 de março, de sexta-feira a domingo. É uma experiência que promove o divertimento e o lazer das famílias que o frequentam, em torno do consumo do chocolate.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Afonso Costa, natural de Seia, um dos mais proeminentes políticos da 1.ª República.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “A Agente Vermelha”, realizado por Francis Lawrence, um filme de thriller e ação, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Jessica Jones”, da Netflix.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para o vasto programa da Festa da Primavera no nosso agrupamento, que irá decorrer de 19 a 21 de março.

Ouça este programa, com a sugestão musical em português da Liliana Silva, da Bárbara Coquim e da Daniela Lopes, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version