Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na nova rubrica intitulada “Museus”, apresentada pela estreante Mafalda Correia, o convite para visitar e conhecer o museu municipal Dr. António Simões Saraiva, inaugurado em abril de 2005, na Bobadela.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentada pela Catarina Duarte, mais uma excelente notícia para o nosso país, Portugal recebeu a semana passada, e pela primeira vez, o prémio de Melhor Destino Sustentável da Europa, uma distinção anunciada durante a ITB Berlim, a principal feira internacional de turismo.

No âmbito político, a Bárbara Coquim refere uma crónica do Jornal “Público”de João Miguel Tavares, intitulada” O país dos filhinhos do papá existe mesmo – e é feio”, diz ele que em Portugal, são demasiados casos, demasiados exemplos, demasiados filhos, demasiados amigos, para que tantos “filhos de” e “filhas de” sejam os mais competentes do país em tantos lugares distintos. O assunto mereceu a análise crítica em estúdio.

Em “Jovens Atentos”, dá conta que vários docentes com doenças incapacitantes, como acidentes vasculares cerebrais ou doenças oncológicas, estão a ser obrigados a regressar às escolas. Situação que nos indigna a todos.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional, e destaca duas personalidades do mundo de futebol, João Félix e Bruno Lage.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere um a notícia lamentável, cinco cães foram encontrados mortos, com suspeitas de envenenamento, na freguesia de São Martinho da Gândara, Oliveira de Azeméis. As autoridades estão a investigar o acontecimento, que chegou às redes sociais e causou indignação generalizada.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta, ao invés, uma boa notícia, tartaruga-gigante que se julgava extinta afinal ainda existirá nas Galápagos.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a memória de uma das grandes figuras da política do século XX, Álvaro Cunhal.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes uma visita à Feira de março 2019. Evento que já faz parte da tradição da cidade de Aveiro e é considerada a maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversão do país, abre ao público no dia 23 de março.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Cem Anos de Solidão” do escritor colombiano Gabriel García Márquez, prémio nobel da literatura 1982.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca um conjunto de excelentes espetáculos musicais, em Coimbra e na Figueira da Foz.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é a aventura “Capitain Marvel”, um filme realizado por Anna Boden e Ryan Fleck, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “The Order”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para as sessões distritais do Parlamento dos Jovens do ensino Básico e Secundário, para mais um intercâmbio do AEOH com o Gerrit Komrij Kollege, na Holanda e para o magnífico Desfile de Carnaval 2019, este ano com o tema “Floresta em Festa”.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Exit mobile version