Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 18.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nele destacamos a apresentação de mais um membro do Clube, a Mafalda Correia, que, doravante, apresentará uma rubrica sobre museus, pretendendo dar a conhecer os existentes na região e no país e salientar a relevância que eles têm no enriquecimento cultural dos cidadãos.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte, destaca uma triste notícia, pelo menos 30 crianças palestinianas sofreram de asfixia no passado dia 21 de fevereiro, na sequência de um ataque das forças de ocupação e de colonos israelitas à sua escola primária, na cidade velha de Hebron, na Cisjordânia ocupada. Mais um infeliz episódio do conflito israelo-árabe.

No âmbito da política internacional, a Rita Tavares refere que Emmanuel Macron compareceu no jantar anual do Conselho Representativo das Instituições Judaicas de França, onde assumiu o compromisso de combate ao antissemitismo. De acordo com o governo, os ataques antissemitas estão a aumentar em França, país que acolhe a maior comunidade judaica da Europa.

Em “Jovens Atentos”, dá conta que uma conta do Twitter reuniu, no Google Maps, todos os protestos pelo clima previstos para 15 de março. E uma visão geral do mapa mundo mostra o que a onda da greve estudantil quer ser: avassaladora. Este também foi o mote para a discussão em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista as notícias do desporto local e nacional.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a Câmara Municipal da cidade de El Puerto de Santa María, na província de Cádiz, e da associação de Gatos del Puerto, está a reutilizar os contentores do lixo com o objetivo de abrigar as várias colónias de gatos que se encontram espalhadas pela cidade. Também há boas notícias por cá: há uma nova força policial em Lisboa: a “Patrulha Gato”, um projeto lançado em parceria entre a Animais de Rua, a Provedoria dos Animais de Lisboa e a Casa dos Animais de Lisboa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que, segundo o ministro do ambiente, vão acabar as garrafas de plástico e as latas de bebidas sem depósito obrigatório. Esta medida avança, para já, como projeto-piloto em diversos supermercados, para que tudo esteja afinado daqui a dois anos.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca um oliveirense ilustre, João Dinis de Almeida Santos, veterinário, empresário, pedagogo e comunista.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes uma visita diferente, às casas dos escritores – um roteiro literário de Lisboa.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares destaca uma série de espetáculos em Lisboa, Tomar e Amadora.

O Eduardo Adro faz o balanço dos Óscares 2019 e sugere aquele que recebeu o galardão de melhor filme:  “Green book – Guia para a vida”, um drama  realizado por Peter Farrelly, em exibição nos cinemas.

O Gonçalo Branco sugere a série “Doom Patrol”.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para proposta “salvar os oceanos” apresentada por um conjunto de deputados que participou na sessão escolar do Parlamento dos Jovens da nossa escola, ao senhor presidente e senhora vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Exit mobile version