Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste programa destacamos a estreia de mais um membro do Clube, a Rita Tavares, do 12.ºD, que, doravante, tem a seu cargo uma rubrica sobre cultura, intitulada “ Cultura nunca é de mais”.  Pretende com ela divulgar os acontecimentos de índole cultural a nível local, regional e nacional com interesse para os ouvintes. A Rita estreou-se a aconselhar a visita a duas exposições no Porto: uma do artista gráfico M. C. Escher, no Centro de Congressos e a outra do fotógrafo Barry Cawston, “Banksy, Dismalandand Others”, na Alfândega. Em Lisboa sugere o museu Berardo, de arte moderna e contemporânea. Mas se o ouvinte prefere descobrir a nossa região, sugere o novel e excelente museu do Azeite, na Bobadela, que privilegia os mais novos com atividades lúdico-pedagógicas, é o local ideal para um dia em família.

Na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte destaca que a próxima Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa, em 2022. Estamos a falar do maior evento de juventude que há no mundo e será um grande acontecimento para Portugal.

O Daniel Pereira reporta os últimos destaques do desporto nacional e local.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise das agressões dos agentes da PSP no bairro da Jamaica.

Em “Jovens Atentos” refere que, segundo a OCDE, poucos países no mundo têm uma diferença tão acentuada quanto Portugal entre o número de estudantes inscritos no ensino secundário e aqueles que acabam por ingressar num curso superior. Este também foi o mote para o debate.

Na rubrica “Personalidades” a Daniela Lopes evoca a memória de uma benemérita oliveirense, Josefina da Fonseca, que, em meados do século XX, deixou uma grande obra na nossa cidade que, continua a ser hoje muito importante.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que a Associação Animais de Rua precisa de voluntários e ainda alude ao resgate de dois canídeos, pela PSP, na cidade de Lisboa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Liliana Silva dá uma boa notícia: o Município de Oliveira do Hospital vai disponibilizar 250 mil árvores, de espécies autóctones, para incentivar os proprietários florestais a arrancarem os eucaliptos que nasceram espontaneamente em consequência do incêndio de 15 de outubro de 2017.

A sua sugestão de leitura é “O Pêndulo de Foucault”, de Umberto Eco, um livro cativante com uma interessante trama histórica, aventura e suspense.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere a ida até à 39ª feira do fumeiro de Vinhais, que decorre de 7 a 10 de fevereiro e se destaca das demais pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é excelente, “Maria, Rainha dos escoceses”, filme realizado por Josie Rourke, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a exposição “Os Direitos Humanos”, no âmbito da nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e para o Corta-Mato Distrital de Desporto Escolar, realizado na Figueira da Foz, onde o AEOH alcançou o 3.º lugar por equipas no escalão Infantil A Masculinos. Destaque ainda para as sessões escolares do programa o Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version