Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de dezembro, dia da Restauração da Independência, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, apresentada pela Catarina Duarte, um excelente anúncio, o Município de Oliveira do Hospital recebeu, pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Verde de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”, um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que visa premiar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de apoio municipal às famílias.

No âmbito da política internacional, a Bárbara Coquim refere que o presidente francês Macron defendeu recentemente a criação de um exército comum europeu argumentando que “será a única forma de o bloco se proteger de ameaças, sobretudo de Leste”. Nesta entrevista o presidente abordou também questões relacionadas com a política interna francesa, como a segurança nas escolas, através da presença policial, e as medidas fiscais aplicadas aos combustíveis, que estão a gerar violentas manifestações em França.

Em “Jovens Atentos”, reporta que a Escola EB23 de Lourosa, Santa Maria da Feira, fez algo inédito no nosso país: aboliu o uso de telemóveis pelos alunos em todo o espaço escolar. Quem leva o aparelho para a escola tem de o entregar ao professor no início da primeira aula, só o recebendo de volta ao final do dia de escola. Com a medida parecem concordar todos, alunos, pais e professores. Este foi o mote para a discussão em estúdio.

O Daniel Pereira destaca as notícias sobre futebol e faz o relato da VI Gala Dr. António Vaz Patto, que decorreu no dia 25 de novembro, Gala em que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes apresentou o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta um caso feliz, o de um gatinho salvo de uma conduta em Lisboa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que os gases com efeito de estufa, na origem das alterações climáticas, ultrapassaram de novo picos de concentração na atmosfera em 2017, segundo alerta a ONU, que apela a uma ação urgente para inverter esta tendência.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Admirável Mundo Novo”, o clássico de Aldous Huxley, de 1932, mas que continua oportuno. Esta obra é um aviso, um apelo à consciência dos homens. É uma denúncia do perigo que ameaça a humanidade, se a tempo não fechar os ouvidos ao canto da sereia de uma falsa noção de progresso.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca António Tinoco, o fundador do Diário Popular, com origens familiares em Nogueira do Cravo.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita ao maior parque temático de Natal do país, em Santa Maria da Feira, o Perlim. Sugere também a passagem pelo Mercado de Natal de Arganil e a inscrição para a corrida São Silvestre de Oliveira do Hospital, um evento de natureza desportiva que se irá realizar no dia 22 de dezembro.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Viúvas”, um excelente filme realizado por Steve McQueen, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o Dia Internacional para a Tolerância, assinalado pela área disciplinar de Filosofia em conjunto com o Clube Europeu.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Exit mobile version