Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos nas “Notícias do nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, uma realidade preocupante, a população residente em Portugal voltou a cair em 2016, ano em que o número de mortes superou o dos nascimentos mas a emigração diminuiu, segundo as Estatísticas Demográficas do Instituto Nacional de Estatística. De acordo com o INE, o saldo migratório apresentou, pelo sexto ano consecutivo, um valor negativo, ainda que mais atenuado.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que a OCDE pede investimento sem precedentes na ciência e no ensino superior. Portugal precisa de investir em ciência e ensino superior a um nível que nunca atingiu até agora se quiser cumprir com os seus compromissos europeus de convergência no sector.

No âmbito da política internacional, refere que o presidente norte-americano prometeu tomar medidas “fortes” de verificação dos antecedentes criminais e mentais dos compradores de armas e defendeu a ideia de armar os professores nas salas de aulas. Ideia estapafúrdia aos nossos olhos.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que o cofre de sementes no Ártico foi ameaçado pelo degelo. O problema obrigou o governo norueguês a gastar cerca de quatro milhões de euros para corrigir as falhas detetadas no “cofre do dia juízo final”, que guarda sementes de todo o mundo. O Banco Mundial de Sementes, que fica na Noruega, faz 10 anos. Esta espécie de “arca de Noé” guarda sementes de todo o mundo e vai agora receber mais de 100 quilos de milho português.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás denuncia mais dois crimes de abandono animal.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Quando os Lobos Uivam”, do escritor Aquilino Ribeiro, uma representação da saga dos beirões na defesa dos terrenos baldios perante a ditadura do Estado Novo, cuja primeira edição seria apreendida pela censura, valendo ao autor um processo que se arrastou durante mais de dois anos.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere a visita à 27.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. Nos dias 10 e 11 de março, o Largo Ribeiro do Amaral recebe mais uma edição da Festa do Queijo, considerada a maior do seu género em Portugal. Produtos endógenos de qualidade, animação, etnografia, desporto e turismo são alguns dos temas em destaque nesta festa, esperando-se, como habitualmente, a presença de milhares de pessoas.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Sarah Beirão, jornalista, conferencista e ficcionista, uma republicana que se destacou na luta pelo fim da monarquia e pela proliferação dos valores da liberdade, igualdade e fraternidade.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “12 Indomáveis”, um filme de ação realizado por Nicolai Fuglsig, em exibição nos cinemas.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “ Greg’s Anatomy”, uma série de televisão americana.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para as sessões distritais do Parlamento dos Jovens, onde os nossos alunos tiveram uma prestação brilhante.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version