Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista ao senhor diretor do AEOH, professor Carlos Carvalheira, que, no início de mais um ano letivo, nos fez o balanço das primeiras semanas de aulas, nos falou do início das obras, na escola sede do agrupamento, e dos projetos da direção para o ano que agora se iniciou.

Destacamos também a entrevista, conduzida pela Bárbara Coquim, a duas alunas da escola belga, Rozenberg, de Mol, que estiveram esta semana a participar num intercâmbio na nossa escola. As jovens belgas deram a sua impressão sobre Portugal, Oliveira do Hospital e a nossa escola e falaram da importância da participação neste intercâmbio.

Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta que Nadia Murad, sobrevivente à tortura e escravidão sexual pelo Estado Islâmico e é hoje uma porta-voz do seu povo, os yazidis iraquianos, divide agora o Nobel da Paz 2018 com o médico congolês Denis Mukwege.

O Daniel Pereira passa em revista os acontecimentos desportivos, com destaque para os resultados da 1.ª Liga de Futebol.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o PAN obteve a garantia de que vai acabar a isenção de IVA de que beneficiam os artistas tauromáquicos, o que nos parece justo. O deputado André Silva não sabe se esta é uma medida que vai antecipar o fim das touradas em Portugal, que o PAN preconiza, mas acredita que há uma grande maioria na sociedade portuguesa que defende o fim das touradas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues destaca que o secretário de Estado das Florestas anunciou que o Governo vai lançar uma medida de 28 milhões de euros para substituição em áreas ardidas de espécies de crescimento rápido, como eucaliptos, por espécies autóctones. Congratulamo-nos com esta notícia, esperemos que também o nosso concelho seja alvo desta medida.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Larga quem não te agarra” do jovem autor português Raul Minh’alma.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela evoca Júlio dos Santos, fundador da firma com o mesmo nome na antiga vila de Oliveira do Hospital, nos finais do século XIX.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes sugere aos ouvintes a visita à aldeia histórica do Piódão, a pérola da serra do Açor. Lembra ainda que, a caminho desta, o senhor ouvinte não pode perder a XVI Festa da Castanha, que se realiza no Santuário de N.ª Sr.ª das Preces, na freguesia de Aldeia das Dez, no dia 21 de outubro.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é The Purge. A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é Venom, um filme de ação, realizado por Ruben Fleischer, em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version