Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, que seis universidades portuguesas, com a Universidade de Lisboa à frente, figuram na lista das 1000 principais universidades a nível mundial. Os resultados do Centro para os Rankings Universitários Mundiais mostram que as seis instituições ficaram melhor classificadas em relação ao ano passado. Lisboa, Porto, Coimbra, Nova (Lisboa) Minho e Aveiro, por esta ordem, são as universidades que constam da tabela. Harvard, nos EUA, ocupa o primeiro lugar e a China é o segundo país com mais instituições no top 1000.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim passa em revista os congressos do PS e da JP, que decorreram no fim-de-semana passado. Faz ainda uma análise ao chumbo dos quatro projetos pela despenalização da eutanásia, apresentados e discutidos na Assembleia da República, no passado dia 29 de maio.

Na rubrica “Jovens Atentos”, comenta o calendário escolar 2018-19, proposto pelo Ministério da educação.

Em “Nós e os Animais”, a Catarina Duarte reporta que milhares de espanhóis e estrangeiros manifestaram-se, na segunda-feira passada, no centro de Madrid, para reivindicar a abolição da tauromaquia em todas as suas formas, uma iniciativa que contou com 500 ativistas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Liliana Silva refere que a Comissão Europeia apresentou, em Bruxelas, medidas para reduzir a poluição nos mares e oceanos e que incluem a proibição do uso de plástico em produtos como cotonetes, talheres, palhinhas e paus de balões. Estes produtos representam 70% dos resíduos marítimos na União Europeia. Segundo uma nota de imprensa, nos casos em que existem alternativas facilmente disponíveis e acessíveis em termos de preço, os produtos de plástico descartáveis serão banidos do mercado.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca António Arnaut, membro ativo da oposição à ditadura salazarista, foi o primeiro a assinar a ata fundadora do Partido Socialista, em 1973. Eleito deputado nas primeiras eleições pós-25 de Abril, é ele quem lê, emocionado, no plenário da Assembleia Constituinte, o texto da primeira Constituição da República Portuguesa aprovada em democracia. Nos três anos seguintes tem um papel decisivo na criação do Serviço Nacional de Saúde. Para António Arnaut, os princípios éticos constituem a trave-mestra do exercício da atividade política. Daí que, desagradado com a política de interesses da capital, regressou a Coimbra para retomar a carreira de advogado, sem contudo abdicar de uma intervenção cívica que concretizou das mais diversas formas, na defesa dos valores por que sempre batalhou, enquanto homem livre, democrata, republicano e socialista.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Mancha Humana” do escritor norte-americano Philip Roth, falecido a semana passada.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a visitarem os muitos museus e monumentos em que podem entrar gratuitamente todos os domingos e feriados – esta é uma informação confirmada pela Direção Geral do Património Cultural.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um drama, “ Submersos”, realizado por WimWenders, em exibição nos cinemas.

A sugestão do Gonçalo Branco é “Krupton”, uma série de televisão americana criada por David S. Goyer e Damian Kindler para o Syfy.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para mais um encontro Erasmus+ que teve lugar em Mol, na Bélgica e para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, onde a aluna Leonor Vasconcelos, do 11.º D, foi distinguida com uma Menção Honrosa.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical da Catarina Duarte, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version