Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Hoje, sábado, dia 12 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista à Senhora Professora Lucinda Maria, que foi docente em escolas que hoje pertencem ao AEOH e que, depois da aposentação, se tornou uma pessoa ainda mais conhecida no nosso meio por ter uma intensa atividade cultural e cívica. A professora Lucinda começou por recordar algumas das gratas memórias da carreira docente, para depois falar da intensa atividade que mantém desde que se aposentou, da frequência da Universidade Sénior, da participação frequente em eventos culturais e cívicos, do gosto pela pintura e pela jardinagem, mas sobretudo pela escrita, tendo já editado seis livros de poesia e de prosa. Referiu que brevemente, em junho, editará mais um, intitulado “Viagens” , uma antologia de viagens até ao passado de Oliveira do Hospital.

Nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Beatriz Vaz Patto faz a análise das consequências dramáticas da guerra na Ucrânia e do clima de tensão instalado não só na Europa, mas também no Mundo.

Em Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente, a Francisca Fernandes reporta que, desde 2019, um pouco por todo o mundo, os jovens se têm mobilizado para alertar para as consequências das alterações climáticas, estando já agendada para o dia 25 de março, mais uma greve pelo clima!

A Mafalda Correia sugere a visita ao Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que está de volta num formato original e cheio de novidades e decorre nos dias 25, 26 e 27 de março e 1, 2 e 3 de abril.

Na rubrica “Jogos Eletrónicos”, o Mateus Lopes Varão apresenta “Fall Guys”, um jogo lançado em 2020.

Em “Eu já sou escuteiro, e tu?”, o José Ribeiro fala do escutismo pelo mundo.

O João Mário Ferreira na “Cultura Pop” reporta que Taylor-Johnson vai ser Kraven o Caçador no spin-off do “Homem-Aranha”.

No âmbito do tema “Violência Doméstica”, a Matilde Martins explica o sentido da comemoração do “Dia internacional da Mulher”.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “The Batman”, um filme de ação realizado por Matt Reeves, em exibição nos cinemas.

No âmbito da política Europeia, a Maria Pedro faz o ponto da situação da guerra na Ucrânia.

Em “Licenciaturas, fazer a escolha certa”, o Ricardo Neves apresenta o curso Desenvolvimento de Jogos, uma licenciatura em programação na Universidade Europeia.

A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é “O Triunfo dos Porcos” de George Orwell, que nos ajuda a refletir sobre o tempo que vivemos.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, em que as nossas alunas foram intervenientes e vencedoras.

Ouça este programa, com a sugestão musical da Matilde Martins, edição e montagem do Estevão Abreu em 100.2FM, ou através da emissão online disponível em http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version