Hoje, sábado, dia 29 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos a entrevista a mais um ex-membro do Clube de Rádio, o Gonçalo Branco, agora estudante do 3ºano da Licenciatura em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O Gonçalo falou do curso, da sua paixão pela História, das vicissitudes impostas pela pandemia no ensino, do crescimento intelectual que sente, à medida que estuda mais História e até da alteração da sua mundividência. Falou também do futuro, espera terminar a licenciatura este ano letivo e ingressar no mestrado em ensino da História, na mesma Faculdade e depois iniciar a carreira docente.
Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Beatriz Vaz Patto faz uma análise crítica acerca da falta de professores, dizendo que devíamos ter o poder de exigir mudanças e rapidamente, porque esta perspetiva distópica já está a acontecer em algumas zonas do país e rapidamente se espalhará se nada mudar.
Em Consciência Ecológica / Preservação do Ambiente, a Mafalda Correia reporta que uma investigadora da Escócia acredita que o tojo e a giesta para além de serem uma grande fonte de proteína, ajudam a que se produza menos CO2. Assim, estas proteínas vegetais podem vir a ser alternativas na alimentação humana, por serem muito saudáveis, ricas em proteínas, fibras e micronutrientes. Seguidamente sugere uma viagem pela estrada nacional 103, de Bragança a Neiva, em Viana do Castelo, para descobrir o Norte de Portugal.
A Matilde Gouveia sugere a leitura de “Viver a minha vida”, a trepidante autobiografia de Emma Goldman.
Na rubrica “Jogos Eletrónicos”, o Mateus Lopes Varão apresenta “Minecraft”, lançado em 2011.
Em “Eu já sou escuteiro, e tu?”, o José Ribeiro fala da II seção dos escuteiros, os “Exploradores”.
O João Mário Ferreira dá notícias acerca da “Cultura Pop”.
A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “O Bom Patrão”, uma comédia realizada por Fernando Léon de Aranoa, em exibição nos cinemas.
Em “Albúns de Rock”, o Martim Sousa e o Ricardo Neves apresentam “Demon Days”, o segundo álbum de estúdio da banda virtual britânica Gorillaz, lançado em 2005.
A Matilde Martins continua a abordar o tema da violência doméstica e faz uma análise à legislação portuguesa, nomedamente ao Artigo 152.º do Código Penal.
Em “Licenciaturas, fazer a escolha certa”, o Ricardo Neves apresenta o curso de Química Aplicada, da Faculdade de Ciências e Tecnologia , da Universidade Nova de Lisboa. A terminar as notícias do AEOH, com destaque para as sessões escolares do Parlamento dos Jovens.
Ouça este programa, com a boa sugestão musical do Tiago Brito e do Martim Sousa, edição e montagem de Estevão Abreu, em 100.2FM, ou através da emissão online disponível em http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html