Hoje, sábado, dia de Natal, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos a entrevista a quatro ex-membros do Clube de Rádio, a Francisca Rodrigues, caloira de Farmácia; a Bárbara Coquim, que frequenta o segundo ano de Direito e o Miguel Fonseca, já finalista da licenciatura em Estudos Europeus, todos estudantes em Coimbra, e, ainda, o Maikel Krasovskyy, licenciado em Secretariado, Direção e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Todos fizeram o ponto da situação da sua vida académica, falaram da forma como têm vivido estes quase dois anos de pandemia, da atipicidade do tempo que vivemos que se reflete em tudo, até na forma como se vivencia a academia e a praxe, mas também das suas expetativas para o futuro.
Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Beatriz Vaz Patto, em sintonia com o espírito desta época natalícia, traz uma excelente notícia, as Festas do Povo de Campo Maior foram classificadas como “Património Cultural Imaterial”pela UNESCO.
No âmbito político, a Maria Pedro, analisa, com extrema preocupação, a notícia desta semana, segundo a qual os militares da GNR que torturaram por «satisfação e desprezo» vários imigrantes continuam em funções, lembrou que, infelizmente, este não é um caso isolado, estas situações de abuso de poder e violência racista têm sido denuncidas nas forças policiais e de segurança, nos últimos anos. Obviamente que estas situções abalam o Estado de Direito e a democracia.
A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é “Nós Somos Refugiadas”de jovem ativista Malala Yousafzai.
A Mafalda Correia sugere, nestas férias do Natal, a visita a um dos nossos melhores museus, na cidade de Coimbra, o museu Machado Castro.
A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é“Homem-Aranha: Sem Volta a Casa”, realizado por Jon Watts, um filme de ação, em exibição nos cinemas.
Em “Albúns de Rock”, o Martim Sousa apresenta o álbum “Mamonas Assassinas”, a estreia e único álbum de estúdio gravado pela banda brasileira de rock cómico com o mesmo nome, lançado em 1995.
Apesar da época, a violência doméstica , infelizmente, não faz tréguas, daí que a Matilde Martins continue a abordar o tema , nomedamente em tempo de pandemia.
A terminar, as notícias do AEOH, com destaque para o quiz alusivo ao cinema, uma iniciativa do PNC e da área disciplinar de História, que decorreu no passado dia 15 de dezembro e para o programa Parlamento dos Jovens.
Ouça este programa, com a boa sugestão musical do Tiago Brito e do Martim Sousa, edição e montagem de Estevão Abreu, em 100.2 FM, ou através da emissão online disponível em http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html