Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 37.º e último programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista ao professor Artur Abreu, diretor adjunto do AEOH, responsável pelo pré-escolar e 1.º ciclo,  à educadora Filomena Garcia e a três crianças do Jardim de Infância da Bobadela,  o Rodrigo Sampaio, o Rafael Santos e a Beatriz Gouveia.  Os nossos entrevistados fizeram o balanço do Plano de Atividades, referindo-se particularmente à visita ao Jardim Zoológico de Lisboa e à participação na Feira do Livro e na Feira das Regiões.

No âmbito da política europeia, o Francisco Carvalho mostra-se preocupado com o “Brexit”, se o Reino Unido sair da UE, desencadeará um êxodo geral e a dissolução da União Europeia poderá ser inevitável. A este propósito lembrou as palavras de Ana Gomes, a eurodeputada defendeu que é preciso avançar para uma Europa federal, com soberania partilhada, mas com mais democracia, transparência, porque só assim terá autoridade e capacidade regulatória, ao mesmo tempo que evitará os perigos de uma guerra.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim trouxe um tema muito pertinente, “Como devem os jovens fazer as escolhas no final do 9.º ano e do 12.º ano”? Lembrou a necessidade de estes fazerem uma escolha refletida para o prosseguimento de estudos, de acordo com os seus gostos e aptidões.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que a Noruega é o primeiro país do mundo a assumir uma política de zero desflorestação.

Em “Nós e os Animais”, o Pedro Andrade regista, com agrado,  que o Parlamento aprovou, na semana passada, o fim dos abates nos canis municipais como forma de controlo da população, e que passa a ser permitida apenas por motivos de “saúde ou comportamento”. Não deixou de lembrar o nosso slogan “ Sr. ouvinte, não abandone ou maltrate o seu animal de estimação, pois ele é o seu melhor amigo”, recomendação imprescindível em tempo de férias.

A Patrícia Correia convida os ouvintes, durante as férias de verão, a conhecerem melhor o concelho de Oliveira do Hospital, repetindo o slogan “Vá para fora, cá dentro”. Começa por sugerir a vinda até à sétima edição do “HÁ FESTA NA ZONA HISTÓRICA”, em Oliveira do Hospital, nos dias 24, 25 e 26 de junho; convida a participarem na romaria da N.ª Sr.ª das Preces, em Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, nos dias 2 e 3 de julho, bem como nas muitas festas que se realizam durante os meses de julho e de agosto em todas as localidades do concelho. Lembra que, de 30 de julho a 7 de agosto, ninguém pode perder a nossa grande festa/feira, a EXPOH 2016, na sede de concelho. Enuncia depois um conjunto de espaços e lugares de genuíno património cultural e ambiental do nosso concelho que merecem uma visita.

A sugestão de livros, para uma leitura de férias, da Inês Pereira vai para três autores, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco e Edgar Allan Poe.

A sugestão cinematográfica do Daniel Pereira é  um drama/biografia “Rainha do Deserto”, em exibição nos cinemas.

O desporto motorizado é passado em revista pelo Pedro Andrade.

Não faltou o relato do cumprimento do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para a exposição, de trabalhos dos alunos do 7.º ano do AEOH,  intitulada  “Património Local e Identidade Histórica” patente na Biblioteca Municipal durante o mês de junho.  Destaque ainda para a última edição do Jornal do Agrupamento a sair no final do mês.

A finalizar, o inevitável balanço do ano letivo de programas e o agradecimento a todos os que connosco colaboraram, aos responsáveis da rádio Boa Nova, à Direção do AEOH, à educadora Filomena Garcia e às crianças do Jardim de Infância da Bobadela, e aos alunos que integram o Clube de Rádio. Aos alunos que terminam o secundário, o Daniel Pereira, a Inês Pereira, a Patrícia Correia, o Francisco Carvalho e o Pedro Andrade não dizemos adeus, mas um “até logo”, no próximo ano virão ao programa para nos darem o seu testemunho de caloiros no ensino superior.

Por fim, o nosso muito obrigado a todos os nossos ouvintes, voltaremos em setembro.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em: http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

 

Exit mobile version