Este sábado, dia 22 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos a entrevista, no âmbito da rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, a Maria Beatriz Brito, que frequentou a nossa escola e concluiu o ensino secundário em 2011. Licenciada e mestre em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, tem já um currículo impressionante para a sua pouca idade. Atualmente é advogada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), coordena atividades letivas na faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, ao mesmo tempo que desenvolve o seu doutoramento em Direito Penal, numa área inovadora, o crime no ciberespaço. A Drª Beatriz não esquece as raízes e Oliveira do Hospital, onde vem frequentemente, nesta entrevista, para além de nos falar do seu percurso académico e profissional, abordou as questões dos custos da interioridade e do despovoamento da região, bem como analisou a relação das novas gerações com a tecnologia.
A Francisca Rodrigues, na rubrica “Consciência ecológica/ Preservação do ambiente”, reporta que, segundo um relatório publicado pela UNESCO, a educação não está a preparar os alunos para se adaptarem, atuarem e responderem às alterações climáticas e à crise da biodiversidade.
A Mafalda Correia sugere uma ida até à capital, para visitar o oceanário, que faz 23 anos e não faltam motivos para celebrar e visitar um dos mais emblemáticos aquários do Mundo. Lisboa também tem um novo museu de arte urbana, o Ephemeral Museum of Urban Art, este novo museu de Lisboa está na Lx Factory até 25 de julho e tem mais de uma centena de peças de arte urbana.
A finalizar, na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, a Maria Pedro refere que ficámos a saber que, infelizmente , há escravos no mundo rural: os imigrantes trabalham por 100 euros… ou nada. A exploração de milhares de imigrantes na agricultura é nacional, ativada em diferentes regiões ao ritmo das colheitas. Recrutadores prendem-nos com dívidas sobrepostas, contratos pagos e a promessa de legalização. Donos das herdades e dos alojamentos colocam-se à margem do crime. Este assunto foi catapultado pela pandemia e deve merecer a nossa reflexão e atenção.
Ouça este programa, com a boa sugestão musical da Matilde, da Inês, da Maria e do Estevão, que também fez a edição e montagem, em 100.2 FM, ou através da emissão online disponível em http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html