Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º  programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a mais um ex-membro do Clube, o Gonçalo Branco, caloiro da licenciatura em História, na Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, que nos falou do curso, a sua primeira escolha e da qual está a gostar muito, da sua adaptação ao ensino superior, da vida académica em Coimbra, das praxes e das suas expetativas para o futuro.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, de âmbito internacional, a Maria Pedro reporta que Jerusalém foi palco, no passado dia 23, do maior encontro diplomático e político desde a criação do Estado judaico, em 1948. No Yad Vashem — Memorial do Holocausto — juntaram-se 49 chefes de Estado, de Governo e de Parlamentos, para comemorar os 75 anos da libertação do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, a 27 de janeiro de 1945.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise da nova liderança do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, um jovem oriundo do nosso concelho, quer marcar a diferença na Direita.

Em “Jovens Atentos”, analisa uma recente proposta do PSD, que defende o fim da gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos que frequentam escolas públicas, para passarem apenas a ser oferecidos a famílias que efetivamente necessitam desse apoio. Com este objetivo, o partido, liderado por Rui Rio, pretende abranger a oferta dos manuais escolares a alunos do ensino privado, cujas famílias também apresentam dificuldades financeiras.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta que, em 2019, as temperaturas dos oceanos foram as mais elevadas de sempre. Esta é mais uma prova do aquecimento global, alertam os cientistas.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere duas notícias positivas, a equipa do hotel de luxo 5 Star Fairmont Hotel, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, decidiu combater o desperdício alimentar e lutar pelo bem-estar dos animais; um hotel de Lisboa mudou as regras para permitir a entrada de animais de estimação.

A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é o grande romance de Flaubert “Madame Bovary”, que representa o expoente máximo do romance realista em França e terá influenciado o escritor português Eça de Queirós.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é um drama, “Tudo Pela Justiça”, realizado por Destin Daniel Cretton, em exibição nos cinemas.

A sugestão de visita da Mafalda Correia vai para a Exposição imersiva sobre Van Gogh que está pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, a partir de 28 de fevereiro.

O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, explica o significado da expressão “Ter falta de chá”, que se diz de alguém pouco sofisticado, ou até mesmo sem modos. Ainda conta a história do famoso chá das cinco, tão tipicamente britânico, mas que foi introduzido pela portuguesa D. Catarina de Bragança.

A terminar as notícias do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para as sessões escolares do Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, sempre com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, Manuel Monteiro, Patrícia Nunes e José Fonseca, em 100.2 FM, ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version