Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 25 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º  programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a três ex-membros do Clube, a Rita Tavares, estudante de Ciências da Comunicação no ISCSP da Universidade de Lisboa; a Catarina Duarte, que estuda Línguas Modernas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Liliana Silva, caloira de Psicologia, também na Universidade de Coimbra. Falaram-nos da sua adaptação ao ensino superior, da vida independente na cidade, dos cursos que frequentam, do espírito académico, das praxes e das suas perspetivas para o futuro.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, de âmbito nacional, a Maria Pedro reporta que a astrobióloga portuguesa Zita Martins participa na missão espacial europeia que vai procurar intercetar, pela primeira vez, um cometa primitivo, inalterado pela radiação do Sol, para obter respostas sobre a origem da vida na Terra.

No âmbito da política nacional, a Bárbara Coquim faz uma análise da corrida à liderança do PSD, ganha por Rui Rio e da distinção atribuida a Mário Centeno, considerado o melhor ministro das Finanças do ano na Europa pela revista The Banker, do jornal Financial Times.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, o André Silva  reporta que, felizmente,  centenas de anos depois de ter sido dado como extinto em Portugal, o esquilo-vermelho está de regresso ao país, depois de uma expansão a partir da Galiza.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que em Vila do Conde há um eco-hotel de luxo para cães e gatos, exemplo que se devia multiplicar no país.

Atendendo a que, no passado dia 17 de janeiro, se assinalaram 25 anos da morte de um dos nossos maiores poetas, Miguel Torga, a sugestão de leitura da Matilde Gouveia é “Bichos”,  um universo  onde humanos e animais partilham características e também as vicissitudes da vida, colocando questões fundamentais sobre a sociedade e a própria existência.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é do género drama e thriller, “Parasitas” , um excelente filme a não perder, em exibição nos cinemas.

A sugestão de visita da Mafalda Correia vai para as tradicionais festas e feiras do queijo realizadas anualmente por várias autarquias da região da Serra da Estrela para homenagearem os pastores e as queijeiras, e para promoverem aquele produto artesanal de grande importância económica. Destaca a nossa que se realiza a 14 e 15 de março e é imperdível.

O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, descodifica as expressões “Cair o Carmo e a Trindade” e “Rés vés Campo de Ourique”, ambas relacionadas com o terramoto de 1755.

A terminar as notícias do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para a comemoração dos  20 anos da MONSTRINHA, de que  o nosso agrupamento  é escola parceira e para as atividades dos jardins de infância.

Ouça este programa, sempre com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, Manuel Monteiro, Patrícia Nunes e José Fonseca, em 100.2 FM, ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

 

Exit mobile version