Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 7 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista à professora Elina Baptista, coordenadora do projeto “Guardianus”, que visa a salvaguarda do património imaterial do concelho de Oliveira do Hospital, em parceria com o município e com a participação ativa dos professores Teresa Batista e Hugo Marqiues, bem como dos alunos do  Curso Profissional de Multimédia do AEOH.

O Daniel Pereira coloca em  destaque  o dia internacional das pessoas com deficiência, dia 3  dezembro,  e as atividades em que participou e, no âmbito desportivo, exalta  o grande feito da equipa portuguesa de futebol de praia, que se sagrou campeã mundial.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Maria Pedro reporta uma excelente notícia de âmbito nacional, Portugal é o melhor destino do mundo e ganha 13 “óscares” de turismo,  é o terceiro ano consecutivo que o país vence os World Travel Awards.

Num misto de política e da rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim faz uma análise às conclusões do relatório Pisa 2018.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que mais de metade dos piores cenários climáticos identificados, há uma década, pelos cientistas, estão comprovadamente a acontecer, o alerta é de uma equipa de investigadores num artigo publicado na revista Nature, em que defendem a declaração de uma “emergência planetária”.

Em “Nós e os Animais”, o André Silva  reporta uma história ternurenta, a de uma cadela que foi encontrada na beira de uma estrada de Ontário, no Canadá, a cuidar de um família de gatinhos abandonados, mantendo-os quentes para eles não morrerem. Os animais, de facto, dão-nos muitas lições!

A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é o conhecido livro de Aldous Huxley “Admirável Mundo Novo”.

A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é “O Irlandês”, de Scorsese, é a estreia cinematográfica da semana, não está nos cinemas, mas sim na Netflix. Protagonizado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, este é um filme a sério, daqueles que fazem a história da sétima arte.

A sugestão de visita da Mafalda Correia é a uma aldeia genuína, por mãos de gente genuína. Esta é a expressão que melhor descreve a Aldeia Natal, em Cabeça, na Serra da Estrela, perto de Seia, aqui bem perto.

O André Silva, na rubrica “Pensar mata”, num misto de reflexão filosófica e de cultura popular,

analisa o ditado  “Até ao Natal vai um saltinho de pardal” , diz o André que o  Natal é um estado de espírito, e melhor do que ser Natal só em dezembro,  o seu  espírito devia  permanecer o ano inteiro.

A finalizar, o relato do cumprimento do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para o intercâmbio entre o nosso agrupamento  e a V LO Zamoyski Dąbrowa Górnicza, escola polaca de Dabrowa Görnicza e para o arranque do programa Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, Manuel Monteiro e Patrícia Nunes, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version