Este sábado, dia 23 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos a entrevista à Presidente da Associação de Estudantes do AEOH, a Bárbara Coquim. Membro deste clube há cinco anos, a Bárbara, agora investida neste cargo, explicou o importante papel que a AE pode ter na escola, apresentou o plano de atividades para este ano e ainda, na qualidade de aluna finalista do secundário, fez uma análise da escola pública e do ensino em Portugal.
O Daniel Pereira continua a analisar o desporto nacional, com destaque para o campeonato de Boccia.
Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Maria Pedro reporta uma excelente notícia de âmbito local, o município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido, pelo quinto ano consecutivo, como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2019” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis que visa galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de apoio municipal às famílias.
Aiando a rubrica de política à de “Jovens atentos”, a Bárbara Coquim faz a análise da polémica intenção do executivo de António Costa , de “criar um plano de não retenção no ensino básico, trabalhando de forma intensiva e diferenciada com os alunos que revelam mais dificuldades”. A referência a esta medida aparece na parte do programa de governo intitulada “Combater as desigualdades à entrada e à saída da escola”. Medida polémica, que suscitou o debate em estúdio.
Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que
mais de 11 mil cientistas alertam para o impacto das alterações climáticas, o alerta foi publicado simbolicamente nesta altura, quando se completam 40 anos sobre a primeira conferência climática mundial e um dia depois de os EUA notificarem a ONU sobre a decisão de abandonar o Acordo de Paris.
Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que o município de Mira vai construir um Centro de Recolha de Animais com capacidade para acolher 150 cães e 30 gatos, seguindo um protocolo entre a Câmara e a Associação Abrigo de Carinho.
Atendendo ao facto de se ter comemorado recentemente o centenário do nascimento de Jorge de Sena, a Matilde Gouveia sugere o seu romance autobiográfico “Sinais de Fogo”, sendo considerado um retrato de Portugal nos anos trinta, em pleno Estado Novo, e com o país vizinho em guerra civil.
A sugestão cinematográfica, do Eduardo Adro, é um excelente filme, “Joker”, o tão aguardado filme de Todd Phillips, protagonizado por Joaquin Phoenix. As críticas parecem ir todas num só sentido – “Joker” é uma obra prima, como há muito Hollywood não produzia.
A sugestão de visita da Mafalda Correia é uma viagem a Óbidos Vila Natal, que abrirá portas a 29 novembro até 5 janeiro, vão ser 38 dias de diversão e pura fantasia, que não quererá perder.
O estreante André Silva, apresenta a rubrica “Pensar mata”, num misto de reflexão filosófica e de cultura popular.
A finalizar, o relato do cumprimento do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para o intercâmbio com a Escola belga Rozenberg, da cidade de Mol e para mais um Encontro Erasmus, em Sófia, na Bulgária.
Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, com destaque para José Mário Branco, edição e montagem de Manuel Monteiro e de Patrícia Nunes, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em
http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html