Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 28 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.Dele destacamos a quarta participação do Jardim de Infância da Bobadela, desta vez recebemos o Martim, a Carlota e o Henrique,  e também a D. Isabel Gonçalves, mãe da Carlota, todos acompanhados da mentora desta participação, a educadora Filomena Garcia. As crianças falaram-nos das suas atividades, nomeadamente das descobertas sobre o distrito de Coimbra e da sua participação nas jornadas de teatro “Dramatizando”. A encarregada de educação, D. Isabel Gonçalves, deu o seu testemunho sobre a importância do envolvimento das famílias na escola.

Na notícia de âmbito nacional, a Bárbara Coquim exalta um bom exemplo de solidariedade, no Alvito, em Lisboa, vai estar um frigorífico aberto a todos os que precisem de comida, os alimentos serão dados por empresas, no âmbito da sua responsabilidade social, mercearias locais e particulares. Segundo o projeto Fábrica Alcântara-Mar, que intervém na dinamização deste bairro carenciado de Alcântara, trata-se do primeiro frigorífico comunitário assente na solidariedade em Portugal.

Na política nacional, o Francisco Carvalho trouxe para a discussão o alerta deixado por Ramalho Eanes: a democracia portuguesa não é satisfatória porque “não tem havido a preocupação de politizar os cidadãos desde a infância”. No encontro com jovens de Castelo Branco onde o atual Presidente da República quis começar as comemorações dos 40 anos das primeiras eleições presidenciais em democracia, o primeiro chefe de Estado eleito fez uma crítica direta aos dirigentes políticos: “A República de Abril oferece todas as liberdades, mas esqueceu-se que é necessário criar cidadãos, sobretudo através da educação. Pouco se fez para que a cidadania adulta, exigente e participativa existisse”. O assunto, muito caro aos membros do Clube de Rádio, suscitou aceso debate em estúdio.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim relata a recente decisão do Ministério de Educação de reforçar o apoio ao estudo e ajuda dos alunos com problemas na escola e em casa. A figura do tutor chega, renovada, às escolas já em setembro e terá como função ajudar alunos com duas ou mais retenções. O ensino vocacional deixa de ser opção.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues chama a atenção, mais uma vez, que as temperaturas globais voltam a bater recordes. O mês de abril foi o mais quente de sempre em termos globais, segundo a NASA. A tendência de os termómetros baterem recordes foi contínua nos últimos sete meses e poderá colocar 2016 à frente de 2015 como o ano mais quente de que há memória.

Em “Nós e os Animais” a Inês Brás regista, com muito agrado, a alteração do Código Civil para mudar o regime jurídico dos animais, que tinham até agora a qualificação jurídica de “coisas. Parece que finalmente repensamos a nossa relação com os animais e criamos um estatuto jurídico que os dignifique, pois estes são seres sensíveis, sujeitos de vida e que têm tanto direito a uma existência digna quanto qualquer humano.

A Patrícia Correia convida os ouvintes a continuarem a sua visita pelas nossas ilhas paradisíacas, os Açores, desta vez sugere a ilha Terceira, onde se desfruta natureza e património.

O Daniel Pereira sugere um drama, “Viver à Margem”, em exibição nos cinemas.

O desporto motorizado é passado em revista pelo Pedro Andrade, com destaque para o rali de Portugal 2016.

A finalizar o relato do cumprimento do Plano de Atividades do AEOH, onde em destaque estão o Lagares Fashion e a festa de final de ano do AEOH, a ter lugar no próximo dia 3 de junho.

Ouça o programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em: http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

 

Exit mobile version