Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, na rubrica “Por onde andam os nossos alunos crescidos?”, entrevista ao Dr. Rui Silva que concluiu o ensino secundário na nossa escola em 1998. O Rui tem uma história de vida que é sinónimo de perseverança, de trabalho, de sonho e de paixão. Atualmente é arqueólogo no Município de Oliveira do Hospital.

Neste programa o Clube de Rádio foi enriquecido com a entrada de um novo membro, o Eduardo Adro, aluno do 8.º ano, que doravante apresentará a rubrica de cinema.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Liliana Silva, reporta que uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa descobriu que a manipulação de uma molécula de RNA (ácido ribonucleico, que intervém na codificação genética) chamada Zeb2-NAT é suficiente para reverter o envelhecimento das células. É “o admirável mundo novo” que está aí.

No âmbito político, a Bárbara Coquim fez uma análise às eleições internas do maior partido da oposição, o PSD, bem como ao futuro do novo líder.

Em “Jovens Atentos” cita mais um caso de xenofobia no coração da Europa, Asel foi a primeira bebé a nascer em Viena (Áustria) no ano novo. Uma fotografia com os pais, ainda no hospital, originou uma onda de insultos e comentários de ódio por Naime e Alper serem muçulmanos.

O Daniel Pereira refere que as mulheres sauditas já podem ir com os filhos ao futebol, ainda que acompanhadas pelos homens.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que os animais também são refugiados de guerra. Dá o exemplo dos animais que viviam num parque temático em Alepo, a maioria morreu durante a guerra, os sobreviventes foram resgatados e levados para a Jordânia.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que a compra de ‘kits’ “Uma Árvore pela Floresta”, uma campanha organizada pela Quercus e pelos CTT, disparou em 2017 para números nunca vistos. Os portugueses doaram mais de 60.000 árvores para a campanha de reflorestação em várias regiões do país. A nova plantação deve começar em meados de fevereiro, estendendo-se até à Primavera e comtempla o nosso concelho.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca Manuel Cid Teles, o poeta do “Triste Fado”, figura notável da cultura oliveirense da segunda metade do século XX. Cid Teles foi poeta, pianista, ensaiador de grupos de teatro do concelho e de vários ranchos folclóricos e professor de canto coral.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A culpa é das estrelas” de John Green, talvez a obra mais ambiciosa e comovente do autor, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Na sugestão cinematográfica, o estreante Eduardo Adro, propõe “Star wars: Os Últimos Jedi”, filme de ação, aventura e ficção, realizado por Rian Johnson, imperdível para quem aprecia a saga. Está em exibição nos cinemas. A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “The Last Man on Earth”.

Na sugestão de visita, a Catarina Lopes continua a aconselhar a ida às aldeias histórias, desta vez a Belmonte e a Castelo Novo.

A terminar as notícias do AEOH, com destaque para a apresentação do mais recente livro do professor doutor Luís Filipe Torgal, “Fátima. A (des)construção do mito”, no próximo dia 26 de janeiro pelas 18H,  na biblioteca da Escola sede do AEOH.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão on-line disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version