Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista ao sr. Paulo Marques, uma personalidade muito conhecida no nosso meio pela proteção que dá aos animais. Foi precisamente este o mote para a conversa, bem como o flagelo do abandono animal. Falou-nos ainda da associação que criou em 2014, “Patudos Peludos e Companhia” e das dificuldades que sente no dia-a-dia para levar a bom porto a tarefa hercúlea a que se propôs, acolher todos os animais que lhe chegam diariamente. Admiramos muito a sua abnegação em prol dos animais, as suas palavras denotam amor pelos peludos e patudos que cuida. Apelamos aos nossos ouvintes para se fazerem sócios da associação e contribuam para esta causa tão meritória.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta que as Ordens dos Médicos, dos Nutricionistas, dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos e dos Médicos Dentistas deram o seu parecer favorável à aplicação de medidas sobre o excesso de sal nos alimentos, como a prevista na proposta do Orçamento do Estado para 2018. Em Portugal há um consumo excessivo de sal e doenças associadas a este excesso. Esta medida foi discutida na semana passada na Assembleia da República, mas não foi aprovada. Facto que lamentamos, dada a sua pertinência.

No âmbito político, a Bárbara Coquim destaca que o presidente da República quer que a Educação se torne uma prioridade nacional, tendo exaltado a importância de promoção do sucesso escolar e a necessidade de encontrar convergências.

O Daniel Pereira fez referência à gala de homenagem ao dr. António Vaz Patto, que decorrerá no próximo dia 3 de dezembro, na Casa da Cultura. Deixou ainda a nota que a NBA, a liga americana de basquetebol, consegue ter salários mais elevados que os reputados clubes europeus como o Real Madrid, o Barcelona ou o Paris Saint-Germain.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás diz que para além dos benefícios mais óbvios de ter um cão, como o companheirismo e o exercício físico, ter um cão pode mesmo salvar a sua vida, diz a ciência.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que os cientistas defendem que as árvores urbanas são uma importante estratégia para a melhoria da saúde pública nas cidades, devendo ser financiadas como tal.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “Sonhos Proibidos”, publicado no ano de 2011, pela escritora britânica Lesley Pearse. Se for apaixonado por romances não vai querer perder este livro.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita à Wonderland Lisboa, o mega mercado de Natal que regressa em dezembro à capital. Aliás, segundo o jornal inglês The Guardian Lisboa é a melhor cidade da Europa para fazer compras de Natal. A nossa capital já bateu as sempre populares Copenhaga, Munique e Gante.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, César Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entre 1989-93, catedrático e historiador reputado. Um eterno revolucionário, de grande genuinidade, que marcou uma época da História de Portugal, daí que o seu testemunho seja perene.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a edição 2017-18 do programa o Parlamento dos Jovens.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version