Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 25 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Dele destacamos a entrevista ao representante da Associação de Estudantes do AEOH, o presidente do conselho fiscal, António Dias,  apresentou a composição desta AE, falou dos projetos para este ano e das atividades a desenvolver. Foi ainda a oportunidade para emitir opinião sobre o nosso agrupamento, a escola pública e o ensino em Portugal.

Nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte denuncia que vários migrantes africanos estão a ser vendidos como mercadoria na Líbia por traficantes a quem pagaram para que os trouxessem até à Europa. Os refugiados relatam situações repetidas de crueldade, violência e abuso por parte dos traficantes líbios e acabam leiloados em mercados a céu aberto pela módica quantia de 400 dólares.

Já no âmbito político, reporta os dados de 2015, divulgados pelo Eurostat, segundo os quais os homens ganham, em Portugal, mais 17,8% do que as mulheres, acima da disparidade salarial média na União Europeia ( 16,3%). As duas situações mereceram a análise e o repúdio do Clube de Rádio.

O Daniel Pereira fez referência à participação da equipa da Santa Casa da Misericórdia de Galizes no campeonato nacional de Boccia, que decorreu em Castelo Branco, onde obteve o 3.º e 4.º lugares.

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Inês Brás explica como funciona o cérebro de um cão.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente” reporta que a Câmara Municipal de Nisa exige medidas de combate à poluição do rio Tejo. O município diz que tudo tem feito no sentido de identificar, denunciar e encontrar as soluções necessárias para a resolução do contínuo e persistente crime ambiental, provocado por agentes poluidores.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A Conspiração”, de Dan Brow.  Este é um livro imperdível para quem gosta de mistérios e ficção científica.

O Gonçalo Branco sugere a série americana “The Flash”, transmitida pela emissora The CW desde 7 de outubro de 2014.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes propõe uma visita à Vila Natal de Óbidos, de 30 de novembro a 31 de dezembro. Por esta altura, a vila de Óbidos enche-se de luz, cor e fantasia, e transforma-se num lugar de sonho, onde todos – crianças e adultos – podem viver experiências mágicas, entre inúmeras brincadeiras e diversões.

A Daniela Lopes destaca, na rubrica “Personalidades”, o saudoso comandante Manuel dos Santos Gouveia Serra, bombeiro completo, professor e humanista.

A sugestão cinematográfica da Catarina Duarte é um drama “A vida de um génio”, em exibição nos cinemas.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque par X Edição da Feira de S. Martinho, na Escola Básica da Cordinha e para a comemoração, pelo Clube Europeu, do Dia Internacional para a Tolerância, este ano coincidente com o Dia Mundial da Filosofia.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Exit mobile version